[PRORROGAÇÃO DE CHAMADA] ESTÃO PRORROGADAS ATÉ 20 DE DEZEMBRO AS SUBMISSÕES PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO DO V. 3, N. 2 (2021) - "APRENDIZADOS INTEGRACIONAIS E RELACIONAIS DE CINEMA""

2021-09-27

A equipe editorial da Revista de divulgação científica SAPIENS (ISSN: 2596-156X), vinculada à Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola, comunica que a partir do dia 01 de outubro estará aberta a chamada para submissão de artigos científicos para publicação em seu dossiê temático intitulado “Aprendizados intergeracionais e relacionais de cinema”. O lançamento da edição está previsto para ocorrer em janeiro de 2022 e os textos podem ser enviados até 30 de novembro de 2021 pela página da Revista (http://revista.uemg.br/index.php/Sps/index).

Este dossiê tem o intuito de promover reflexões sobre processos, relações e trajetórias de aprendizados pelo/para o cinema construídos entre pessoas que vivenciam a experiência cinematográfica como processo de aprendizagem e de formação.  

Além dos filmes com fins educacionais, consideramos também aqueles que não possuem diretamente esse intuito, mas que podem se tornar recursos no processo de ensino/aprendizado. Entendemos que atitudes como dialogar sobre os filmes, fabular sobre as histórias nas telas, assim como produzir seus filmes podem se tornar fontes de aprendizado. Intentamos reunir neste dossiê artigos sobre aprendizados de cinema entre duas ou mais gerações, aprendizados construídos quando vemos e fazemos filmes.

No intuito de valorizar a aprendizagem não formal proporcionada pelo contato com filmes, receberemos textos frutos de experiências desenvolvidas por meio de projetos de extensão em espaço acadêmicos e nas escolas dos anos iniciais, assim como aqueles que são resultados de interações em cineclubes, salas de cinemas e demais espaços não escolares presenciais ou via internet.

Todos os textos enviados serão submetidos à revisão padrão do periódico, feita por pares independentes de revisores. Para obter mais informações sobre o processo de submissão dos textos para este dossiê, consulte as diretrizes para autores na página do periódico.