Sobre a Revista

Como resultado de um esforço da comunidade científica da Unidade Carangola, a Revista de divulgação científica SAPIENS foi elaborada como mecanismo de contribuição de divulgação científica regional. Moldada com foco interdisciplinar, baseada nas Ciências Ambientais, permite a publicação de artigos científicos nas áreas: Educação, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. Nosso esforço é garantir um local de debates e promoção do crescimento das pesquisas científicas no âmbito regional e nacional.

ISSN: 2596-156X

Notícias

Chamada para dossiê V. 3, N. 1 – jan./jun. 2021 - Da denúncia ao anúncio: caminhos para o trabalho com a educação e a linguagem para as próximas décadas

17/02/2021

Estão abertas até o dia 30 de abril de 2021 as submissões para o dossiê temático do V.3, N.1 - jan./jun. 2021, intitulado Da denúncia ao anúncio: caminhos para o trabalho com a educação e a linguagem para as próximas décadas.

Em celebração ao centenário de Paulo Freire, teórico que contribuiu para que compreendêssemos os mecanismos opressores que impedem os sujeitos de ser mais, e dizer sua própria palavra, pretendemos lançar luz sobre os caminhos do trabalho com a educação e a linguagem. Sabemos que os direitos não caem do céu. São produtos de conquistas humanas e evidenciam o grau de desenvolvimento de uma nação. O acesso à leitura, à escrita e à fruição é fundamental para que os sujeitos se façam, se inscrevam no mundo, e se tornem autônomos. Paulo Freire anunciava, há mais de 40 anos, uma educação libertadora e crítica, na qual mais do que escrever e ler a “asa é da ave”, os alfabetizandos necessitam perceber a necessidade de um outro aprendizado: o de escrever a sua vida, o de ler a sua realidade, o que não será possível se não tomam a história nas mãos para, fazendo-a, por ela serem feitos e refeitos (FREIRE, 1976, p. 19). Ou seja, é a conquista da própria palavra. Por isso mesmo, os processos formativos não podem ficar alheios à atividade produtiva e à cultura do povo.

Saiba mais sobre Chamada para dossiê V. 3, N. 1 – jan./jun. 2021 - Da denúncia ao anúncio: caminhos para o trabalho com a educação e a linguagem para as próximas décadas

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Trajetórias, identidades e saberes escolares
					Visualizar v. 2 n. 1 (2020): Dossiê: Trajetórias, identidades e saberes escolares
Publicado: 17/08/2020

EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES

Ver Todas as Edições