PRORROGAÇÃO DE PRAZOS PARA SUBMISSÕES ATÉ 20 DE DEZEMBRO DE 2022 - DOSSIÊ TEMÁTICO: ECOLOGIA POLÍTICA, AGROECOLOGIA E COMUNIDADES TRADICIONAIS

2022-11-28

Nas últimas décadas as reivindicações por direito à Vida, à Dignidade e ao Território foram lemas entoados na insurgência dos diferentes Povos e Comunidades Tradicionais em vários países da América Latina, com destaque para o Brasil. Estas vozes bradavam por reconhecimento, por redistribuição e por justiça. Ganharam ecos nos fóruns de articulação interna e externa, na mídia (de massa ou alternativa), na universidade e nos espaços da política. Neste contexto, atingiram saltos escalares e produziram políticas de escalas em diferentes esferas. Na universidade, tensionaram o deslocamento da produção do conhecimento científico, sobretudo no que tange às ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Destas aproximações, novas posturas teóricas, metodológicas e empíricas foram adotadas, emergindo alargamentos conceituais e metodologias plurais – não extrativistas.

Nesta esteira, o referido dossiê “Ecologia Política, Agroecologia e Comunidades Tradicionais”, têm como enfoque conhecer e divulgar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que versam na interface entre os conflitos socioambientais e as múltiplas experiências situacionais dos diversos territórios dos Povos e Comunidades tradicionais, uma vez que, este tema e seu léxico, representam, a um só tempo, um campo de estudo, uma questão e um campo da ação política. Outrora, a Agroecologia traz as particularidades dessas comunidades, quer seja, no diálogo dos saberes, na relação intrínseca e nos cuidados com a terra, através de suas práticas de manejo cotidiano na agricultura. A Agroecologia, como ciência interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, aborda os princípios da sustentabilidade social, econômica, ambiental, ética, política e energética. Desse modo, esse dossiê implica em uma abordagem ampla com trabalhos científicos que apresentem uma visão crítica, reflexiva e prática da realidade em torno dos Povos e Comunidades tradicionais no Brasil e América Latina, no âmbito da agroecologia política.

 

Serão considerados para potencial publicação artigos em todos os campos da Geografia e áreas afins, abordando quaisquer aspectos da temática conforme delineado na chamada. Todos os artigos submetidos serão analisados pelos organizadores e por pareceristas independentes.

 

Organizadores:

Prof. Gabriel Romagnose Fortunato de Freitas - UEMG Carangola

Profa. Keila Cássia Santos Araújo Lopes - UEMG Carangola

Prof. Paulo Rogério Lopes - UFPR