CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO - V. 5, N.2 2023: O ensino de língua inglesa e de literaturas de língua inglesa em múltiplos contextos: possibilidades e desafios
Desde sua expansão no século XVI, levada pela ânsia de conquista do mundo do Império Britânico, a Língua Inglesa, surgida do embate entre povos autóctones das ilhas britânicas e bárbaros anglo-saxões, chega a nossos tempos desterritorializada e falada em diversos níveis de proficiência por cerca de 1 bilhão de pessoas, sendo a maioria pessoas que a aprenderam como segunda língua ou língua adicional. Língua oficial de 53 países ao redor do globo e língua de comunicação internacional, a Língua Inglesa estabelece diálogo possível entre culturas das mais diversas.
Juntamente com a expansão linguística, as literaturas de Língua Inglesa desenvolveram-se desde os cantos orais e épicos de Beowulf até a deflagração da pós-modernidade e pós-colonialidade, em que os povos antes subjugados das colônias tomam a língua dos antigos colonizadores como língua de resistência e de vozeamento dos passados silenciados e traumáticos, até a enunciação da liberdade dos racismos, machismos, gritos de independência cultural.
Em vista da importância das línguas inglesas faladas pelo mundo (World Englishes) e das literaturas que se expressam através destas línguas inglesas, o presente dossiê convida estudantes e pesquisadores das áreas de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa a trazerem contribuições para o diálogo cada vez mais necessário entre teorias e práticas que atravessam essas grandes áreas dos estudos linguísticos, literários e culturais.
Organização:
Profª. Dr.ª Andressa Christine Oliveira da Silva - UEMG Carangola
Prof. Ms. Carlos Tadeu Lira Vieira - UEMG Carangola
Prof. Dr. Fabiano Santos Saito - UEMG Carangola