Chamada para dossiê temático - v. 6, n. 1, 2024: O uso de textos multimodais no ensino de línguas e literaturas: tensões entre teoria e prática

2024-06-04
De maneira geral, entendemos a multimodalidade como a presença simultânea de vários modos de linguagem, que são colocados em interação, pelos comunicantes, na construção de sentidos. Com o avanço acelerado e a diversificação das mídias, tem sido cada vez mais consenso entre pesquisadores que a comunicação é uma atividade essencialmente multimodal. Das situações de comunicação mais simples até as mais tecnológicas, os comunicantes são impelidos a interagir simultaneamente com várias modalidades semióticas. Por consequência, não apenas o conteúdo do texto se faz importante na comunicação, mas o próprio meio se tornou passível de trazer sentidos, forçando os pesquisadores da linguagem a prestarem mais atenção às condições de produção, circulação e recepção dos discursos. Para dar conta de descrever e compreender esse fenômeno, conceitos são criados no quadro dos estudos da linguagem, tais como multissemiose, intersemiose, plurimodalidade, sincronicidade, multiletramentos, entre outros. Com foco no ensino de línguas e/ou literaturas, esta chamada visa compilar artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e propostas didáticas que abordem o uso de textos multimodais. Esta chamada não pretende privilegiar nenhuma corrente teórica, mas sim as relações entre textos multimodais, em sentido amplo, e o ensino de línguas e literaturas.

 

Organização:

Prof. Dr. Alex Caldas Simões - IFES

Prof.ª Dr.ª Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt - UEMG Carangola

Prof. Dr. Lucas Piter Alves Costa - UEMG Carangola