CONECTIVISMO: UMA NOVA TEORIA DA APRENDIZAGEM PARA UMA SOCIEDADE CONECTADA

Autores

  • Marcos Antônio Coelho

Resumo

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vem provocando mudanças também na Educação, principalmente, na forma de planejar, implementar e utilizar recursos tecnológicos na promoção da aprendizagem. O Conectivismo surge neste contexto como uma nova abordagem educacional. Esta teoria sugerida por George Siemens e Steven Downes (2004) assinala que o conhecimento está disseminado numa rede de conexões e que, desse modo, a aprendizagem consiste na capacidade de construir essas redes, permanecer  e circular nelas, desenvolvendo assim a capacidade de refletir, decidir e partilhar informações.  O objetivo deste trabalho é realizar  estudo sobre as teorias da aprendizagem mais utilizadas para embasar o ensino e da teoria conectivista. Para concretização deste trabalho, propõe-se a realização de pesquisas bibliográfica e na internet. Como resultados obtidos,  verificou-se que todos os pressupostos das teorias em questão possuem argumentos que podem ser amplamente utilizados nas bases educacionais voltadas para o conhecimento e para a aprendizagem. Verificou–se também que a teoria conectivista, definida como teoria alternativa da era digital, pressupõe que a aprendizagem está internalizada no indivíduo e é necessário ser acionada por uma fonte de conhecimento que pode residir tanto em outros indivíduos quando em dispositivos não humanos. Daí, a necessidade de se fazer e criar conexões para acionar o conhecimento internalizado.

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Coelho, M. A. (2019). CONECTIVISMO: UMA NOVA TEORIA DA APRENDIZAGEM PARA UMA SOCIEDADE CONECTADA. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3433

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES