ÁREAS PROIBIDAS: POVOAMENTO E APROPRIAÇÃO DEESPAÇO NAS MINAS GERAIS (SÉC. XVIII - XIX)

Autores

  • Tarcísio Glauco da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola

Resumo

O trabalho do historiador é, em alguns casos, dialogar com documentos escritos há anos, às vezes, séculos. No caso desse artigo procuramos dialogar com fontes primárias do século XVIII e XIX, notadamente documentos oficiais do governo da capitania de Minas Gerais que dizem respeito à discussão sobre a proibição (ou não) da ocupação de certas áreas daquela capitania, as chamadas “áreas proibidas”.

Biografia do Autor

Tarcísio Glauco da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola

Bacharel em Ciências da Logística (Curso de Oficial Intendente) pela Academia da Força Aérea (1984), Licenciado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (FAFILE 2000), Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Mestre em Historia Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Especialista em Educação das Relações Étnico Raciais Afro-brasileiras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Professor e Coordenador do curso de História da Universidade do Estado de Minas (UEMG) - Unidade de Carangola. Professor do Colégio Equipe - Carangola. Participa do grupo de pesquisa Educação, História e Movimentos Sociais (FAVALE/UEMG) e do Laboratório de Estudos de História Política e das Ideias - LEHPI (UFES).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

da Silva, T. G. (2019). ÁREAS PROIBIDAS: POVOAMENTO E APROPRIAÇÃO DEESPAÇO NAS MINAS GERAIS (SÉC. XVIII - XIX). SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3437

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS