A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE ESCOLAS DO CAMPO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Elizete Oliveira de Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais / Unidade Carangola

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com quatro professoras de classes multisseriadas de escolas do campo que participaram da formação continuada oferecida pelo Programa Escola Ativa – PEA, no município de Carangola/MG. O objetivo do estudo foi entender e analisar as estratégias que as professoras utilizaram para implementar as ações do PEA nas escolas do campo, bem como compreender as concepções de educação do campo que embasam seus saberesfazeres cotidianos. Para produção dos dados foram utilizados os relatos de experiências das professoras e suas narrativas. Como resultado, constata-se que as professoras não só aplicam os conhecimentos produzidos pelos manuais educativos, pelos programas e projetos de formação de professores e pelos livros didáticos, como também e, principalmente, transformam o cotidiano da escola em um espaço de produção e de mobilização de saberes que lhe são próprios, constituídos no quefazer cotidiano. A formação continuada das professoras, durante o Programa Escola Ativa, possibilitou, ainda, pensar o cotidiano das escolas do campo multisseriadas a partir de suas próprias características, do que lhe é peculiar, ou seja, representou uma possibilidade para repensar a complexidade dessas escolas a partir da heterogeneidade de seus alunos enquanto sujeitos sócio-histórico-culturais.

Biografia do Autor

Elizete Oliveira de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais / Unidade Carangola

Professora do Curso de Pedagogia da UEMG / Unidade Carangola,Departamento de Educação, Linguística e Letras.

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Publicado

2019-02-28

Como Citar

Oliveira de Andrade, E. (2019). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE ESCOLAS DO CAMPO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3441

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES