E-MARKETING: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS E COMÉRCIOS DO BAIRRO CENTRO DE CARANGOLA-MG
Palavras-chave:
Marketing Digital. Redes Sociais Digitais. Empresas. Comércios. Centro de Carangola-MG.Resumo
Devido ao novo cenário tecnológico, muitas empresas e comércios da Cidade de Carangola-MG já utilizam das redes sociais virtuais como parte das estratégias de marketing digital. Assim, o presente estudo tem por objetivo, identificar e analisar empresas /comércios do Centro de Carangola-MG que utilizam as redes sociais para ações de marketing digital. A partir disso, descrever as ações que tem sido implementadas e quais os resultados alcançados por elas através do uso de redes sociais digitais. A metodologia utilizada tratou-se de uma abordagem qualitativa, que teve por base a pesquisa bibliográfica e o levantamento por meio de entrevistas semi-estruturadas, e, para relatar os resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Portanto, o estudo justifica-se por apresentar um panorama da utilização das redes sociais em especial Facebook e Instagram por empresas e comércios presentes no Bairro Centro da Cidade de Carangola-MG. Sendo assim, os dados mostram que as redes sociais se tornaram um ambiente propício para o marketing, já que o acesso a elas tornou-se muito comum, para a maioria das pessoas.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2001.
Blystone, Dan. The Story of Instagram: The Rise of the #1 Photo – Sharing App (FB). Investopedia Academy, outubro 2015. Disponível em: <http://www.investopedia.com/articles/investing/102615/story-instagram-rise-1-photo0sharing-app.asp>. Acesso em: 26 ago. 2017.
CARLSON, Nicholas. At last – The Full Story of How Facebook Was Founded. Tech Insider. Estados Unidos, março 2010. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/how-facebook-was-founded-2010-3>. Acesso em: 26 ago. 2017.
COBRA, Marcos. Plano Estratégico de Marketing. São Paulo: Atlas, 1986.
COBRA, Marcos. Um resumo do percurso do marketing Brasileiro. Revista FAE BUSINESS. n. 4, p. 28-32, Dez. 2002. Disponível em: Acesso em: 17 abr. 2017.
DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999.
EASLEY, David; KLEINBERG, Jon. Networks, crowds and markets: Reasoning about a Highly Connected World. Nova York: Cambridge University Press, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
G1. Facebook atinge os 2 bilhões de usuários. G1 notícias: São Paulo, jun. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/facebook-atinge-os-2-bilhoes-de-usuarios.ghtml>. Acesso em: 20 mai. 2017.
JESUS, Aline. História das redes sociais: do tímido ClassMates até o boom do Facebook. 2012. Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/historia-das-redes-sociais.html>. Acesso em: 10 ago. 2017.
KOTLER, Philip. Conquistando clientes, mantendo-os e aumentando sua fidelidade. In: Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. ed. 5. São Paulo; Atlas, 2001.
LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing - O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003. 352p.
Lista Telefônica Carangola. Pirassununga, SP: Nossa lista, 16° ed., 2017.
NEWMAN, Mark E. J. Networks: An Introduction. Nova York: Oxford University Press Inc., 2010.
O GLOBO. Instagram atinge marca de 700 milhões de usuários ativos. São Paulo, abr. 2017. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/instagram-atinge-marca-de-700-milhoes-de-usuarios-ativos-21259548>. Acesso em: 20 mai. 2017.
PEREIRA, Joana Maria Monteiro. A influência do Marketing de Redes Sociais no Relacionamento. Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto ISCAP – Dissertação de Mestrado, 2014. Disponível em: < http://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/5062>. Acesso em: 10 mgo. 2017.
RAMALHO, José Antônio. Mídias Sociais na prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
RYAN, Peter K. Social Networking. 1. ed. Nova York: The Rosen Publishing Group Inc., 2011.
ROCHA, A; CHRISTENSEN, C, H. Marketing: teoria e prática no Brasil. ed. 2. São Paulo: Atlas, 1999.
SALUSTIANO, Sérgio. Monitoramento de Redes Sociais: Muito mais que uma análise de sentimentos. 2011. Disponível em: < http://www.rsmarketing.com.br/data/documents/Monitoramento_de_Redes_Sociais.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2017.
SANTOS, Alex Rosário. A Influência do Marketing Digital na Decisão de Compra do Consumidor Brasileiro. Paripiranga, 2010. Disponível em: <http://www.cidademarketing.com.br/2009/sysfotos/tesesmono/tesem_248900b06c36e5ef836fb1e6ed197bd68e. pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.
SANTOS, Tatiani et al. O desenvolvimento de marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão da USP. São Paulo, v. 16, n.1, p. 89-102, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36663/39384>. Acesso em; 17 abr. 2017.
SILVA, Fábio Ribeirete. ANGELONI, Maria Terezinha. GONÇALO, Claudio Reis. As redes sociais digitais em estratégias de marketing: um estudo de caso em uma indústria de alimentos. 2013. Disponível em: <http://seer4.fapa.com.br/index.php/arquivo/article/viewFile/207/120>. Acesso em: 25 abr. 2017.
TORRES, Claudio. Guia prático de Marketing na internet para pequenas empresas. 2010. 54p.
VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009. 480p.
VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do Marketing Digital: Guia estratégico de Marketing digital. Novatec Editora, 2011.
VIEIRA, Katia Lima, FERREIRA, Thiago Cardoso. Marketing Digital e as Redes Sociais: um estudo de caso em um bar e restaurante do Rio Anil Shopping. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producao-academica/marketing-digital-e-as-redes-sociais-um-estudo-de-caso-em-um-bar-e-restaurante-do-rio-anil-shopping/6738/>. Acesso em: 18 abr. 2017.