O OLHAR DA CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PROJETO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Luciano Dias de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola
  • Fernanda Bevilaqua Costa UEMG - Carangola
  • Sônia Maria de Oliveira

Resumo

Esse estudo buscou analisar o que as crianças do 2º/3° ano do Ensino Fundamental, da E.E.M.V., município de Carangola/MG pensam acerca da educação financeira. Dialogou-se, sobretudo, com os autores D’Aquino (2008), Faveri; Kroetz; Valentim (2012), Kiyosaki (2014). A investigação vem sendo realizada por meio das narrativas infantis, desenvolvida através de três oficinas temáticas: 1) narrativas infantis acerca dos conceitos: dinheiro, gastos, doações e economias familiares; 2) confecção do Quadro dos Sonhos; 3) somente o essencial. As narrativas das crianças revelam uma compreensão do dinheiro relacionado, predominantemente, aos pilares ganhar e gastar. Poucas crianças dizem ser comum a prática de economizar e doar na vida cotidiana das famílias. Os sonhos revelam as marcas do desejo de obter objetos materiais e obter aquilo que o dinheiro não é capaz de comprar: o amor.  A partir das narrativas percebe-se a importância da educação financeira nas escolas, pois, em alguns momentos às crianças expressam desejos que sobrepõem as lógicas da sociedade capitalista, no que tange as relações com o dinheiro.

Biografia do Autor

Luciano Dias de Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Carangola

Mestre em Cognição e Linguagem - Departamento de Letras

Fernanda Bevilaqua Costa, UEMG - Carangola

Mestre em Educação e Docente da UEMG

Sônia Maria de Oliveira

Mestre em Educação - Docente na UEMG

Referências

ABRANTES, Taynar Ingrid de Almeida; Ferreira, Ingrid Renally Gomes Santos, Raíssa Costa dos; Ventura Ana Flávia Albuquerque; Júnior Raul Ventura. Educação Financeira Infantil: Brincando com Dinheiro. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15852. Acesso em: 15 abril de 2018.

BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. In BARBOSA, Joaquim (Coord). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p.168-199.

BONDIA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso: 12 set. 2018.

CASTRO, L. R. de (2001). Da invisibilidade à ação: crianças e jovens na construção da cultura. In: L. R. de Castro (Org.), Crianças e jovens na construção da cultura (pp.19-46). Rio de Janeiro: Nau Editora.

CALDAS, S. Pais e mães enfrentam o consumismo infantil no Dia das Crianças. Out 2011. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/outubro/pais-e-maes-enfrentam-o-consumismo-infantil-no-dia. Acesso em: 14 de abril de 2016.

D’AQUINO, Cássia de. Educação financeira. Como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FAVERI, D.B de; KROETZ, M.; VALENTIM, I. Educação Financeira para Crianças. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, IX SEGeT, 2012, Resende, RJ.

KIYOSAKI, R. Empreendedorismo não se aprende na escola. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

OLIVEIRA, M. K de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1997.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e Culturas da Infância. Instituto de Crianças. Projeto “As Marcas dos Tempos: a Interculturalidade nas Culturas da Infância”. Universidade do Minho. 2002.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Sousa, L. D. de, Costa, F. B., & Oliveira, S. M. de. (2019). O OLHAR DA CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PROJETO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3569

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES