CRIMINALIDADE E JUSTIÇA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: SANTA LUZIA DO CARANGOLA 1873-1892

Autores

  • Randolpho Radsack Correa Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Criminalidade, História, Justiça, Carangola

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise dos crimes que foram oficializados e julgados pelo Termo de Santa Luzia do Carangola, na região da Zona da Mata Mineira, entre os anos de 1873 e 1892. Com base neste recorte, será possível compreender as relações sociais em seus diversos aspectos, principalmente em meio ao contexto de amplas mudanças em nível nacional e regional, o que evidenciará um quadro de constantes conflitos. Partindo dessa premissa, o recorte em questão nos proporciona a verificação do contexto da superação da escravidão no Brasil, concomitante à formação da região de Santa Luzia do Carangola. A disputa que se constrói a partir da visão de mundo que cada grupo social procura impor, interfere diretamente nos padrões de comportamento sobre as oportunidades no exercício do poder. A análise de uma determinada coletividade a partir de seus conflitos, oficializados nos processos criminais, permite uma compreensão profunda sobre sua dinâmica, seu desenvolvimento, expansão e suas complexidades. Nossa tentativa se enveredará para a análise dos processos criminais do Termo de Santa Luzia do Carangola, avaliando o fenômeno da criminalidade sob o prisma das diversas camadas sociais envolvidas nos conflitos regionais, na transição do Império para a República. A análise das percepções, aspirações, sentimentos e da sociabilidade de determinados grupos, permite avaliar o impacto dos confrontos que se estabeleceram com a divisão das funções sociais e hierárquicas no interior de uma sociedade que transitava por mudanças regionais e nacionais.

Referências

ANDRADE, V. F. S. de. Os Sertões de São Paulo do Muriahé: Terra, Riqueza e Família na Zona da Mata Mineira 1846-1888. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade).

BOECHAT, M. C. C. R. A ocupação da região de Carangola: um estudo sobre a expansão das fronteiras agrícolas da zona da mata mineira na segunda metade do século XIX. Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em História).

CARRARA. A. A. A Zona da Mata de Mineira: diversidade econômica e continuísmo (1839-1909). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1993. 160 f. Dissertação (Mestrado em História).

CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHALHOUB, S. Visões da liberdade: Uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.

GUIMARÃES, E. S. Violência entre parceiros de cativeiro: Juiz de Fora, segunda metade do século XIX. São Paulo: Fapeb, Annablume, 2006.

HOSKEN, J. M. Centenário da Comarca de Carangola: agosto de 1992. Belo Horizonte, 1992.

MACHADO, M. H. Crime e Escravidão: Trabalho, luta e resistência nas lavouras paulistas, 1830-1888. São Paulo: Brasiliense. 1987.

RADSACK, R. Escravidão, Criminalidade e Cotidiano: Santa Luzia do Carangola – MG (1880-1888). Universidade Salgado de Oliveira. Niterói, 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em História).

RODRIGUES, M. Visões da criminalidade em Mato Grosso no Século XIX. In: XXIV Semana de História: Pensando o Brasil no centenário de Caio Prado Júnior. Anais do: XXIV Semana de História. Franca, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2007.

____________________. Mulheres, Violência e Justiça: crime e criminalidade no sul do Mato Grosso, 1830 a 1889. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. 243 f. Tese (Doutorado em História Social).

SOUZA, A. N. de. Crime e Castigo: A Criminalidade em Mariana na Primeira Metade do Século XIX. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em História).

THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras. 1998.

VELLASCO, I. de A. As Seduções da ordem: violência, criminalidade e administração da justiça: Minas Gerais – Século 19. Bauru: Edusc, 2004.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Correa, R. R. (2019). CRIMINALIDADE E JUSTIÇA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: SANTA LUZIA DO CARANGOLA 1873-1892. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3739

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS