ASSENTAMENTOS DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: O CASO DO ASSENTAMENTO PADRE JÉSUS EM ESPERA FELIZ – MG

Autores

  • Aline da Fonseca Sá e Silveira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Douglas Junior Oliveira de Amorim
  • Rodrigo Corrêa Nascimento

Palavras-chave:

Assentamento Padre Jésus, Reterritorialização em Assentamento Rural, Crédito Fundiário, Espera Feliz.

Resumo

O artigo que aqui se inicia tem como objeto de análise o Assentamento Padre Jésus, localizado na cidade de Espera Feliz, Minas Gerais, e suas particularidades no âmbito da reforma agrária brasileira. Portanto, o objetivo do presente proposto é analisar os impactos na vida e no bem estar dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a partir da perspectiva da reterritorialização das famílias envolvidas. Para tanto, buscou-se compreender a reconstrução do sentido de território para as famílias assentadas e analisar como a experiência e a imaginação coletiva se apropriaram do novo território (substrato-material), a partir dos modos de manejo e da troca de saberes das diferentes famílias. A problemática desta pesquisa se fundamenta sobre a situação socioeconômica precária dos beneficiários do PNCF, antes do seu assentamento. A partir da pesquisa realizada com as famílias beneficiadas, acredita-se que se pôde observar a melhora da qualidade de vida dos sujeitos envolvidos, bem como a construção do sentimento de pertencimento ao território, das ligações afetivas e de identidade entre um grupo social e suas diferentes territorialidades.

 

Biografia do Autor

Aline da Fonseca Sá e Silveira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fuminense, mestre e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente leciona no curso de Geografia na UEMG, unidade Carangola.

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

ALVES, Clovis Tadeu. A revolução verde na mesorregião do RS (1930-1970). Universidade de Passo Fundo, 2013.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. < http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/sra-crefun/como-funciona-o-pncf> acesso em: 02 Jan. 2019.

BOLSADI, O. V.; BORIN, M. R.; SILVA, J. G. da; BELIK, W. Transformações

tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990 a 2000. ACRIC. São Paulo, SP. 49 (1): 23 – 40, 2002.

COCA, E. L. F.; FERNADES, B. M.. A territorialização dos assentamentos de Reforma Agrária de Mercado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. In: IX Semana de Geografia e IV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, 2008, Presidente Prudente. IX Semana de Geografia e IV Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, 2008.

EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2. ed., Guaíba: Agropecuária, 1999. 157 p.

FERNANDES, B. M. A Formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

HAESBAERT, R. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M. et al. Território, territórios: ensaios sobre ordenamento territorial. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 43-70.

. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.)

Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p. 169-190.

INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. História da Reforma Agrária. 2017. Disponível em: < http://www.incra.gov.br/reformaagrariahistoria>. Acesso em: 02 Jan. 2019.

MEDEIROS, A. S. Antecedentes históricos da luta pela terra no Brasil e o surgimento do MST. In: XXII Congresso Nacional do CONPEDI/UNINOVE, 2013, São Paulo/SP. Anais... 2013.

MOTTA, Márcia Maria Menendes; ESTEVES, Carlos Leandro Silva. Ligas Camponesas: história de uma luta (des) conhecida. In: MOTTA, Márcia Maria Menendes; ZARTH, Paulo (Org.). Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. Concepções de justiça e resistência nas repúblicas do passado (1930-1960). São Paulo: Unesp, 2009. v. 2, p. 243-257.

NASCIMENTO, C. G. Reflexões sobre Religião e Filosofia. Rio de Janeiro: Corifeu, 2009.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007.

PALMEIRA, M. G. S. Modernização, Estado e Questão Agrária. Estudos Avançados, v. 3, n.7, p. 87-108, 1989.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Nova Questão Agrária e a reinvenção do campesinato: o caso do MST. Observatório Social de América Latina, Buenos Aires, 2005. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/ Geografiasocio economica/Geografiaagraria/27.pdf>.

ROCHA, Herivelto Fernandes. Sobre as políticas de implantação de assentamentos no Brasil. NERA – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – Artigo DATALUTA: janeiro de 2010.

SAQUET, Marcos Aurélio. O Tempo, o Espaço e o Território. In: SOUZA, Álvaro José de et al. Paisagem Território e Região: em busca da identidade. Cascavel: EDUNIOSTE, 2000, p. 103-114.

VILLAR, Juliana Padula. Práticas e saberes pela Agroecologia no Assentamento Padre Jésus em Espera Feliz – MG. Universidade Federal do Rio Grande – Instituto de Ciências Humanas e da Informação – graduação em Geografia, 2014.

WANDERLEY, M. N. B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 21, p. 42-61, 2004.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

da Fonseca Sá e Silveira, A., Junior Oliveira de Amorim, D., & Corrêa Nascimento, R. (2019). ASSENTAMENTOS DE CRÉDITO FUNDIÁRIO: O CASO DO ASSENTAMENTO PADRE JÉSUS EM ESPERA FELIZ – MG. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/3740

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS