O MITO DA MERITOCRACIA: A MISÉRIA DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
meritocracia, educação, reprodutivismo, materialismo-históricoResumo
Neste artigo debateremos, a partir das concepções de Bourdieu (2013; 2008; 2007; 2004; 2003; 2001; 1998; 1995; NOGUEIRA; CATANI (org.), 2007; ORTIZ (org.), 1983) e Bourdieu e Passeron (1990), as condições de reprodutibilidade do mundo social e dos seus esquemas de interpretação, nuançando através de Marx (2010; 1996), Marx e Engels (2007), Rosa Luxemburgo (2006) e Walter Benjamin (1986) as discussões sobre as relações de produção e reprodução materiais e ideológicas e sobre o direito mítico de classe. O que buscaremos com isso é compreender a ideologia meritocrática dentro de sua acepção hegemônica no sistema de ensino (e na sociedade em geral), demonstrando sua falsidade como categoria estanque ou como o ideal de mérito mediante a compreensão materialista-histórica das condições nas quais ela se mantém e sobre as quais ela foi erigida. Empreenderemos ainda uma breve crítica quanto ao determinismo bourdieusiano em A reprodução (BOURDIEU; PASSERON, 1990) através das questões levantadas por Dermeval Saviani (1999) sobre este livro e do olhar de Paulo Freire (1996), consistindo esse na exposição da concepção dialética da educação como contraponto à teoria crítico-reprodutivista encontrada em Bourdieu e Passeron (SAVIANI, 1999).Referências
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