ENSINO EM BOTÂNICA COMO FERRAMENTA PARA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Formação de Professores. BotânicaResumo
As plantas estão em constante interação com o homem. Diante disso, a Botânica poderia ser considerada a ciência muito mais compreendida e aceita no meio escolar. No entanto, o Ensino de Botânica segue o modelo tradicional de educação, com predominância do ensino teórico enraizada na vivência do acadêmico, sendo o aluno um mero ouvinte e não participando da construção do conhecimento. Assim, o presente trabalho buscou mostrar como o conteúdo de Botânica pode contribuir para a formação de licenciandos em Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais/Carangola e proporcionar a iniciação à docência para alunas do curso de Ciências Biológicas envolvidas. Além disso, auxiliar aos professores que já lecionam na área a melhorar seus métodos de ensino sobre as plantas. Para isso foram realizadas aulas teóricas e práticas envolvendo o tema botânico, além de visitas ao herbário da Universidade do Estado de Minas Gerais - HUEMG. O trabalho foi de suma importância, uma vez que as aulas interativas se tornaram um recurso efetivo na expansão do conhecimento da botânica, gerando integração entre alunos de cursos distintos da unidade bem como mostrou diferentes maneiras diferenciadas e divertidas para trabalhar com as plantas em sala de aula.
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