CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO EM AMBIENTE VIRTUAL VIABILIZADO PELO TRABALHO COLABORATIVO
Palavras-chave:
Escrita e Pensamento Matemático. Modelagem Matemática. Trabalho Colaborativo. Ambiente virtual. InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo exibe uma pesquisa realizada com uma turma de 2º Ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma escola pública no município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro. Foram analisadas interações discentes realizadas em fóruns de discussão criados em ambiente virtual na Plataforma Moodle. O objetivo foi buscar o entendimento de como os mesmos constroem conhecimentos em Matemática ao resolverem um problema proposto por meio do compartilhamento de ideias e reflexões trabalhando de forma colaborativa. Os registros escritos nos fóruns constituíram a fonte de dados, interpretada à luz da abordagem qualitativa. Destacamos que a escrita possibilitou aos educandos a criação de estratégias para resolução da tarefa proposta. Nas mensagens trocadas identificamos: a articulação de saberes, reflexões contínuas de ideias e discussões de conceitos específicos que convergiram para um processo de modelagem e consequente criação de modelos matemáticos que direcionaram para a solução.
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