CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO EM AMBIENTE VIRTUAL VIABILIZADO PELO TRABALHO COLABORATIVO

Autores

  • SANDRA Maria Schröetter UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0002-3838-1609
  • Nilson Sergio Peres Stahl UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Fernanda Oliveira da Silva Beggio UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
  • Samuel Sales Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

Palavras-chave:

Escrita e Pensamento Matemático. Modelagem Matemática. Trabalho Colaborativo. Ambiente virtual. Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo exibe uma pesquisa realizada com uma turma de 2º Ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma escola pública no município de Itaperuna no estado do Rio de Janeiro.  Foram analisadas interações discentes realizadas em fóruns de discussão criados em ambiente virtual na Plataforma Moodle. O objetivo foi buscar o entendimento de como os mesmos constroem conhecimentos em Matemática ao resolverem um problema proposto por meio do compartilhamento de ideias e reflexões trabalhando de forma colaborativa. Os registros escritos nos fóruns constituíram a fonte de dados, interpretada à luz da abordagem qualitativa. Destacamos que a escrita possibilitou aos educandos a criação de estratégias para resolução da tarefa proposta. Nas mensagens trocadas identificamos: a articulação de saberes, reflexões contínuas de ideias e discussões de conceitos específicos que convergiram para um processo de modelagem e consequente criação de modelos matemáticos que direcionaram para a solução.

Biografia do Autor

SANDRA Maria Schröetter, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE

raduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), Especialista em Gestão e Implementação em EAD pela Universidade Federal Fluminense(2015) e atualmente Doutor Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-Campos dos Goitacazes-RJ). Atua como professor da Faculdade de Minas Faminas, desde 2004, ministrando aulas nos cursos de graduação na área de saúde e pós-graduação. Atua como Coordenador de Pesquisa desde 2007, bem como Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAMINAS Muriaé. Desde 2014, atua na Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Carngola como Coordenador de Pesquisa e Professor nos Cursos de Ciências Biológicas e Administração. Membro parecerista do COEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA e participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Biodiversidade e Conservação da Zona da Mata Mineira. Possui experiência nas áreas de Biologia Celular e Estrutural, Farmacobotânica e Farmagonosia, Fitoquímica e Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisas com plantas em atividades biocidas, Plantas com potencial terapêutico no combate a inflamações, educação ambiental e arborização urbana e Ensino e aprendizagem aplicado às novas tecnologias em educação. Detentor e responsável do domínio alexandrebittencourt.com.br.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez, 2003.

BARBOSA, K. C. B. A.; NACARATO, A. M.; PENHA, P. C. A escrita nas aulas de matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 26, p. 79-95, jul./dez. 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSANEZI, R. C. Ensino – aprendizagem com Modelagem Matemática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BASSANEZI, R. C., FERREIRA, W.C. Equações Diferenciais com Aplicações. Harbra: São Paulo, 1988.

BECKER, A. M. A ferramenta Wiki – Desafios e contribuições na formação universitária presencial. Texto Livre- Linguagem e Tecnologia. Volume: 4. Número: 1, 2011.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. Blumenau: Ed. Contexto, 2000.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 4 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BRITO, L. M. de; JÚNIOR, J. R. G.; GOMES, S. G. S.; MOTA, J. B. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de apoio em cursos presenciais e a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação - Renote. CINTED-UFRGS V. 11 Nº 1, julho. Porto Alegre, 2013.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em Matemática. In: Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Kátia Stocco Smole; Maria Ignez Diniz (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 342 p. Série Métodos de Pesquisa, 2014.

FLICK, U.; KARDORFF, V.; E. & STEINKE, I. (Orgs.). Was ist qualitative Forschung? Einleitung und Überblick. [O que é pesquisa qualitativa? Uma introdução.]. In: U. Flick, E. von Kardorff & I. Steinke, (Orgs.), Qualitative Forschung: Ein Handbuch [Pesquisa qualitativa - um manual] (pp. 13-29). Reinbek: Rowohlt, 2000.

GABARDO, P.; QUEVEDO, S. R. P.; ULBRICHT, V. R. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. R. Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, 2010. Disponível em: < http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/16888>. Acesso em 05 set.2015.

GARNICA, A. V. M. Pesquisa qualitativa e Educação (Matemática): de regulações, regulamentos, tempos e depoimentos. v. 22, n. 1. Mimesis: Bauru, 2001.

HSIEH, H-F. ; SHANNON, S. E. Three Approaches to Qualitative Content Analysis. Qualitative Health Research, 2005.

INEP/MEC. IDEB - Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 05 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Schröetter, S. M., Stahl, N. S. P., da Silva Beggio, F. O., & Carvalho, S. S. (2019). CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTERAGINDO EM AMBIENTE VIRTUAL VIABILIZADO PELO TRABALHO COLABORATIVO. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 1(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/4233

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA