Leitura: Uma Busca Por Libertação

Autores

  • Janaína Vieira da Silva Universidade Feevale
  • Prof. Mestra Cátia Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul - Campus Feliz https://orcid.org/0000-0001-7355-0191

Palavras-chave:

Leitura, Ação, Formação de leitores

Resumo

Este texto discute os efeitos da leitura acrítica e crítica da palavra e do mundo, baseado na obra do educador Paulo Freire e sua equipe, durante suas atuações no processo de alfabetização de adultos que possam ser apontadas como facilitadoras para promover além da alfabetização a formação leitora. Para, além disso, buscar-se-á o enlace com as teorias de outros pensadores, a fim de tentar fazer desse trabalho um ponto de partida para novas pesquisas e ações em prol de se pensar uma formação leitora crítica de maneira que seja sempre uma temática atual e em pauta para todos os educadores. Assim como, que se possa agir a partir dessas reflexões colocando-as em prática nas nossas salas de aula. E, ainda nessa perspectiva, como objetivo final, instigar os educandos a trilharem novos caminhos, esperançar novos horizontes através do input possibilitado pela experiência de leitura.

 

Referências

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Vieira da Silva, J., & Alves Martins, C. . (2021). Leitura: Uma Busca Por Libertação. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 81–94. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5628