O caminho se faz ao caminhar

sonhar-se fruto, despertar-se semente, tornar-se travessia

Autores

  • Ana Paula Martins Corrêa Bovo UEMG

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DOCENTE; PRÁXIS DOCENTE; COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM DOCENTE.

Resumo

O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o trabalho com a educação e com a linguagem para as próximas décadas. Ele se divide entre a denúncia de práticas excludentes e o anúncio de dimensões para a (re)construção, para o traçado de rotas emancipatórias. Com inspiração especialmente nas ideias de empoderamento na acepção freireana e formação docente e profissionalidade docente como sugere Nóvoa (2017), são tecidas tais reflexões em torno do necessário redimensionamento de uma práxis docente e uma maneira de estar no mundo tornando-se professor. A metáfora da semente permeia o texto, conotando os três aspectos imbricados nesta projeção presente e futura: a formação do professor, o processo autoral em sua relação com a práxis docente e as redes colaborativas.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Martins Corrêa Bovo, A. P. (2021). O caminho se faz ao caminhar: sonhar-se fruto, despertar-se semente, tornar-se travessia. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 30–44. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5761