A formação do sujeito mediado pela linguagem no contexto escolar
Palavras-chave:
Linguagem;, Subjetividade;, Ambiente escolar;, Controle;, Resistência.Resumo
O presente texto objetiva refletir sobre a linguagem em ambiente escolar na formação da subjetividade. Para tanto, trilharemos um caminho reflexivo sobre a constituição do ser humano, passando por algumas características da história da educação. A partir desse lugar que a escola ocupa na sociedade de classes, acenaremos sobre o papel da linguagem na formação histórico-social do sujeito, problematizando a dualidade da educação que marginaliza determinadas linguagens e estabelece o é legítimo ou não. Estudos de Bourdieu (1998), Epstein (1993) e Freire (1967, 1979, 1990, 2015, 2020, 2021) se destacam como referenciais no quadro teórico-metodológico, na ideia de capital linguístico, o poder simbólico na linguagem e a construção libertária do ser humano, no ser mais. Embora haja um modelo educacional moldurado pelo sistema capitalista, há também uma linguagem que pode ser utilizada com vistas à denúncia das opressões e ao anúncio de um mundo social e humanamente mais digno.
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