A formação do sujeito mediado pela linguagem no contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

Linguagem;, Subjetividade;, Ambiente escolar;, Controle;, Resistência.

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre a linguagem em ambiente escolar na formação da subjetividade. Para tanto, trilharemos um caminho reflexivo sobre a constituição do ser humano, passando por algumas características da história da educação. A partir desse lugar que a escola ocupa na sociedade de classes, acenaremos sobre o papel da linguagem na formação histórico-social do sujeito, problematizando a dualidade da educação que marginaliza determinadas linguagens e estabelece o é legítimo ou não. Estudos de Bourdieu (1998), Epstein (1993) e Freire (1967, 1979, 1990, 2015, 2020, 2021) se destacam como referenciais no quadro teórico-metodológico, na ideia de capital linguístico, o poder simbólico na linguagem e a construção libertária do ser humano, no ser mais. Embora haja um modelo educacional moldurado pelo sistema capitalista, há também uma linguagem que pode ser utilizada com vistas à denúncia das opressões e ao anúncio de um mundo social e humanamente mais digno.

Biografia do Autor

Elvis, UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - unidade Campanha

Docente pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha). Professor convidado no Instituto Filosófico São José (Diocese da Campanha). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Licenciado em Filosofia pela UEMG/FCCP. Especialista em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharelando em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialização em andamento em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição – LeRMOT (CNPq, PUC Minas), Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga, Medieval e da Arte – LEPHAMA (CNPq, UEMG Campanha) e Gestão dos Transtornos Emocionais e de Desenvolvimento na Escola – TEDE (CNPq, UNINCOR Três Corações).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Messias, E. R. ., & Ferreira, A. P. (2021). A formação do sujeito mediado pela linguagem no contexto escolar . SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 45–64. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5763