Desdobramentos da BNCC no livro didático:
(des)caminhos para o estudo da Semântica nas práticas de Análise Linguística
Palavras-chave:
BASE CURRICULAR, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE LINGUÍSTICA, SEMÂNTICAResumo
As novas orientações para a educação básica brasileira, normatizadas pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), implementaram grandes transformações pela tentativa de padronização do que o documento denomina como “aprendizagens essenciais”. Por conseguinte, este documento funda-se como regente operacional do livro didático (LD), uma vez que os editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) apresentam indicações alicerçadas na BNCC. Considerando tal panorama, esta pesquisa dedica-se à resolução da seguinte questão-problema: como se desenvolve no livro didático a prática da análise linguística, especificamente quanto ao estudo proficiente de Semântica da Língua Portuguesa? Seu objetivo consiste, assim, em analisar a abordagem teórico-metodológica de livros didáticos recomendados, pelo último PNLD, para o Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, classificada, quanto aos seus objetivos, como descritiva e, de acordo com seus procedimentos, como pesquisa bibliográfica e documental.
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