Desdobramentos da BNCC no livro didático:

(des)caminhos para o estudo da Semântica nas práticas de Análise Linguística

Autores

  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Adriene Ferreira de Mello Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Palavras-chave:

BASE CURRICULAR, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE LINGUÍSTICA, SEMÂNTICA

Resumo

As novas orientações para a educação básica brasileira, normatizadas pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), implementaram grandes transformações pela tentativa de padronização do que o documento denomina como “aprendizagens essenciais”. Por conseguinte, este documento funda-se como regente operacional do livro didático (LD), uma vez que os editais do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) apresentam indicações alicerçadas na BNCC. Considerando tal panorama, esta pesquisa dedica-se à resolução da seguinte questão-problema: como se desenvolve no livro didático a prática da análise linguística, especificamente quanto ao estudo proficiente de Semântica da Língua Portuguesa? Seu objetivo consiste, assim, em analisar a abordagem teórico-metodológica de livros didáticos recomendados, pelo último PNLD, para o Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, classificada, quanto aos seus objetivos, como descritiva e, de acordo com seus procedimentos, como pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Professora MAPB do Quadro do Magistério Público Estadual do Espírito Santo (2018). Seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino de Língua Portuguesa.

Adriene Ferreira de Mello, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada em Letras/Literatura, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (2019). Mestranda em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participou dos grupos de estudos e iniciação científica Círculo de Estudos Barrosianos e Núcleo de Estudos sobre Metodologias para o Ensino de Língua (NEMEL), na UNIFSJ (2016-2019). Foi monitora de Língua Portuguesa no projeto Novo Mais Educação, no Centro Educacional Municipal de Pirapetinga (2017). É professora de Língua Portuguesa e Redação na Rede Pública Municipal de Pirapetinga (MG), em caráter efetivo, desde 2019. Seus interesses incidem pelos seguintes temas: Linguística; Metodologias Ativas; Ensino de Língua Portuguesa.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Pós-doutorado em Sociologia Política - PPSP/UENF, Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestrado em Educação, pós-graduação em gerência de informática e pós-graduação em produção de software (UFJF). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF) desde março de 2008. Titular das disciplinas de Gestão Educacional, Pesquisa Educacional, Tecnologias Educacionais e Pesquisa Discente desde 2005 no Curso de Pedagogia /UENF. Ex Diretor da Rede Folkcom, Avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação (CEE/RJ). Avaliador de cursos e institucional do INEP/MEC, desde 2004. Avaliador Ad hoc CNPq. Associado a CEAD, ABED, INTERCOM, ABCIBER, ANINTER e a SBC. Atuou como Diretor Acadêmico em Universidade Privada. Tem experiência nas áreas da Educação (Gestão, Politica Educacional, Pesquisa Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação, EAD), Administração (SiG/ Gestão de Processos/ Gestão da Informação, Logística, Marketing e Gestão Empresarial), Inteligência Coletiva, entre outras. Autor de vários livros e artigos científicos nas áreas de Gestão Educacional, TICs, Educação e Ciberespaço e interdisciplinaridade.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Marieli Pereira Caetano, J., Ferreira de Mello, A., & Medeiros de Souza, C. H. (2021). Desdobramentos da BNCC no livro didático: : (des)caminhos para o estudo da Semântica nas práticas de Análise Linguística. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 95–111. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5764