Alfabetização e Letramento: o que dizem as pesquisas de pós-graduação sobre as práticas de leitura e escrita na educação infantil?

Autores

  • Magda Dezotti Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola
  • Juliana dos Santos Alves UEMG
  • Katia Jacinto de Oliveira UEMG

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento; Educação Infantil; Leitura e escrita

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, que partiu do questionamento sobre as práticas de se “alfabetizar” e “letrar” na Educação Infantil. Para responder à questão foram realizados levantamentos na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Teoricamente, compreende-se que são conceitos distintos, porém indissociáveis. A pesquisa, de cunho exploratório descritivo, encontrou quatorze pesquisas entre teses e dissertações. Os resultados, divididos em dois grupos, demonstram que o tema ainda é pouco estudado e que não há consenso sobre o papel das práticas de leitura e escrita nesse segmento. Metade das pesquisas destacam propostas pedagógicas nas quais se evidenciam que os conceitos de alfabetização e não se traduzem nas práticas das docentes pesquisadas. A outra metade mostra práticas pedagógicas nas quais os conceitos se materializam nas ações docentes. Fatores como a formação inicial e continuada são pautados ambos os grupos.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Magda Dezotti, dos Santos Alves, J., & Jacinto de Oliveira, K. (2021). Alfabetização e Letramento: o que dizem as pesquisas de pós-graduação sobre as práticas de leitura e escrita na educação infantil?. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 112–135. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5776