O que a Política de Currículo do Estado de Pernambuco reserva para a formação do leitor literário no contexto da Nova Gestão Pública?

Autores

  • Rosana Meira Lima de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

LETRAMENTO LITERÁRIO; ENSINO MÉDIO; NOVA GESTÃO PÚBLICA.

Resumo

Este estudo faz parte de uma ação de pesquisa mais ampla que tem por objetivo problematizar sobre o ensino de leitura literária no Ensino Médio, considerando os aspectos político-ideológicos inerentes às proposições curriculares implementadas pelos sistemas de ensino. Neste artigo em específico, abordaremos as relações entre a ênfase no conceito de Letramento Literário assumida pelo Currículo Estadual em Pernambuco e os interesses mais gerais da gestão pública na elaboração deste documento. Analisaremos como, embora as diretrizes metodológicas voltadas para o ensino da leitura literária nesse estado demonstrem uma coerência com as discussões acadêmicos sobre o assunto, os interesses da Nova Gestão Pública (NGP) impõe um padrão de funcionamento pragmático e utilitarista que vai de encontro aos princípios da formação do leitor de um modo geral.

Referências

Portuguesa. Brasília: MEC/SENTEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Ensino Médio. Brasília: MEC/SENTEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CANDIDO O Direito à Literatura. In: LIMA, Aldo de (Org.) O direito à Literatura. Recife: UFPE, 2012, p 11-17.

DALVI, Maria Amélia; GIROTTO Cyntia Graziella Simões; VALIENGO, Amanda SCARAMUSS, Ataiga Bertolani (Org.) LITERATURA e EDUCAÇÃO: Gêneros, políticas e propostas. Campos dos Goytacazes – RJ: SLRABI Multicultural, 2018.

FAILLA, Zoara. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-livro/Imprensa Oficial, 2016.

LAURIA, Maria Paula Parisi. Ler levantando a cabeça: caminhos e descaminhos da leitura literária na educação básica. Revista Remate de Males, Campinas-SP, v. 34, n. 2, p. 361-373, jul-dez. 2014.

MARQUES, Luciana Rosa; MENDES, Juliana Camila Barbosa; MARANHÃO, Iágrici Maria De Lima. A Nova Gestão Pública no Contexto da Educação Pernambucana e a Qualidade Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 2, p. 351 - 367, mai-ago/2019.

OLIVEIRA, Ramon. A Reforma do Ensino Médio como expressão da nova hegemonia neoliberal. Revista Educação Unisinos. v.24, 2020.

PAULINO, Graça. Letramento Literário: cânones estéticos e cânones literários. 22a ed. Reunião Anual da ANPEd, 1999.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Pernambuco: Secretaria de Educação e Esportes, 2012. Disponível em: educação.pe.gov.br

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. Pernambuco: Secretaria de Educação e Esportes, 2012. Disponível em: educação.pe.gov.br

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Conteúdos de Língua Portuguesa por Bimestre para o Ensino Médio com base nos Parâmetros curriculares do Estado de Pernambuco. Pernambuco: Secretaria de Educação e Esportes, 2012. Disponível em: educação.pe.gov.br

RAMOS, Aura Helena; BARREIROS, Débora; FRANGELLA, Rita de Cássia. Políticas de Currículo e Escola: entre fluxos e negociações. Grupo de Trabalho Currículo da ANPEd. Agosto, 2011. Disponível em: gtcurriculote2011.wordpress.com. Data de acesso: 03 de julho de 2020.

SOARES, Magda Becker. Letramento e Escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.) Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2004.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Meira Lima de Souza, R. (2021). O que a Política de Currículo do Estado de Pernambuco reserva para a formação do leitor literário no contexto da Nova Gestão Pública?. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 136–147. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5814