O direito à educação em tempos de pandemia da COVID – 19: acessibilidade, disponibilidade e adaptabilidade ao ensino remoto

Autores

  • Sabrina Alves Boldrini Cabral Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Carangola
  • Thatiane Santos Ruas UEMG - Ibirité

Palavras-chave:

DIREITO À EDUCAÇÃO; ENSINO REMOTO EMERGENCIAL; EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo

O presente trabalho é fruto de estudos teóricos desenvolvidos na disciplina de Direito, Educação e Cidadania do programa de Pós Graduação Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Estado de Minas Gerais. O trabalho tem como principal foco dialogar acerca dos desafios postos à educação básica frente aos impactos causados pela pandemia de COVID -19. Essa discussão nos permite desvelar as contradições presentes nos decretos e pareceres que autorizam e regulamentam o Ensino Remoto Emergencial e os desafios enfrentados pelas escolas públicas de Educação Básica em relação à acessibilidade, disponibilidade e adaptabilidade ao ensino remoto. Por conhecermos bem os dilemas e as necessidades dessa escola, esperamos que esse trabalho possa abrir caminhos para diálogos mais efetivos e contribuir com o processo de elaboração de projetos e políticas educacionais que minimizem as questões que precisam ser resolvidas em caráter emergencial.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Sabrina Alves Boldrini Cabral, & Santos Ruas, T. . (2021). O direito à educação em tempos de pandemia da COVID – 19: acessibilidade, disponibilidade e adaptabilidade ao ensino remoto. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(1), 148 158. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5830