A Ciência Que A Gente Vê: A Percepção Do Público Sobre a Genética Nos Seriados

Autores

Palavras-chave:

Genética, Seriados, Estudos Culturais, Interesse Científico, Ensino de Biologia

Resumo

A educação não se restringe a instituição escolar, está presente em todos os lugares que propagam artefatos culturais. Neste contexto, diversos seriados tratam de questões envolvendo a ciência, mais especificamente genética. Avaliamos a percepção do público de seriados sobre interesse científico, relação com conteúdos de genética e plausibilidade das situações apresentadas. Realizamos um questionário online com amostragem por conveniência. As perguntas abordaram questões sobre entretenimento contendo conteúdo científico e seriados específicos. Dos 169 respondentes, 95,26% acham válido o uso dos seriados na sala de aula. Questionados acerca do conteúdo científico estar contido em materiais de entretenimento sem que eles se tornem “chatos”, 98,22% responderam que é possível, com comentários complementares riquíssimos trazendo experiências pessoais. Este trabalho demonstrou que os seriados têm uma influência sobre o interesse científico e os espectadores são capazes de relacionar os temas apresentados com aprendizados anteriores, avaliar o realismo e factibilidade da ciência exibida.

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

Hentschke-Lopes, M., Villalba Silva, G. C. ., & Matte, U. (2022). A Ciência Que A Gente Vê: A Percepção Do Público Sobre a Genética Nos Seriados. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(2), 60–78. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/6322