Ma Vie en Rose no Cine-Debate Carangola:

A Percepção dos Estudantes no Tocante A Gênero, Sexualidade e Escola

Autores

  • Guilherme Celestino Souza Santos UEMG - Carangola
  • Jairo Barduni Filho UEMG - Unidade Carangola
  • Eliane Laurindo Batista UEMG - Unidade Carangola

Palavras-chave:

Cineclube, Sexualidade, Formação de Professores, Debate

Resumo

Da exibição do filme Minha Vida em Cor-de-rosa (Ma Vie en Rose) no projeto Cine-debate Caragola, se formou o debate entre professores durante a atividade, o que provocou diversas reflexões muito proveitosas para a formação docente e cidadã. Nesse processo foi possível constatar como a representação fílmica deste drama da descoberta da sexualidade numa criança alcançou a percepção dos estudantes, formando situações de empatia e empenho na modificação das práticas discriminatórias costumeiras. A expectativa social quanto a papéis de gênero, e os desencaixes vivido desde cedo, apresentados pela sensibilização do filme, e pela tematização durante o debate, criaram oportunidades para rever o papel da família e da
escola nesse contexto. O presente artigo se propõe apresentar a partir da experiência do cineclube e do debate, com os estudantes de Licenciatura, como é possível uma formação de professores consistente no tocante às questões de gênero e sexualidade na escola. Demonstrando, assim, possibilidades afirmativas e inclusivas da diversidade sexual no espaço
escolar e nas relações sociais como um todo.

Biografia do Autor

Guilherme Celestino Souza Santos, UEMG - Carangola

Professor da Faculdade de Educação na UEMG - Unidade Carangola. Mestre em Filosofia.

Jairo Barduni Filho, UEMG - Unidade Carangola

Professor da Faculdade de Educação na UEMG - Unidade Carangola. Doutor em Educação.

Eliane Laurindo Batista, UEMG - Unidade Carangola

Estudante da Licenciatura em Letras na UEMG - Unidade Carangola.

Referências

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

Celestino Souza Santos, G., Barduni Filho, J. ., & Laurindo Batista, E. . (2022). Ma Vie en Rose no Cine-Debate Carangola:: A Percepção dos Estudantes no Tocante A Gênero, Sexualidade e Escola. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 3(2), 26–38. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/6492