Multicolorismo e intextualidade em O grande mentecapto, de Fernando Sabino

Autores

  • Gustavo Rocha Ferreira e Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6783

Palavras-chave:

O grande mentecapto; Fernando Sabino; literatura mineira; intertextualidade

Resumo

A obra O grande mentecapto, de Fernando Sabino, é como uma paleta de cores: vemos nela muitas tonalidades diferentes, algumas até mesmo opostas entre si. Como se não bastasse a presença de um narrador multifacetado, que transita por distintas dimensões temporais e lança mão de um estilo marcadamente prolixo e rebuscado, temos aqui uma narrativa composta por cenas cômicas, trágicas, sérias e satíricas, elementos que atuam na construção de uma forma narrativa singular capaz de desnudar a loucura cotidiana brasileira de sua época. O presente artigo visa analisar detalhadamente cada um dos tons que compõem o romance, bem como desvelar seus pontos de intertextualidades, sobretudo com autores renomados da literatura mineira.

Referências

ARAGÃO, Hudson Oliveira Fontes. O grande mentecapto, de F. Sabino: a construção literária e social do anti-herói Geraldo Viramundo. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). São Cristóvão, 2015.

CASTRO, Maraiza Almeida Ruiz de. Uma compreensão da loucura em Quincas Borba, O louco do Cati e O grande mentecapto. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de Concentração – Teoria e Estudos Literários, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp). São José do Rio Preto, 2018.

CASTRO, Maraiza Almeida Ruiz de & MOTTA, Sérgio Vicente. “O diálogo intertextual em O grande mentecapto, de Fernando Sabino”. Recorte – Revista eletrônica de Letras, Três Corações, v. 9, nº 1, 2012.

SABINO, Fernando. O grande mentecapto. 6ª edição. Rio de Janeiro: Record, 1980.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rocha Ferreira e Silva, G. (2022). Multicolorismo e intextualidade em O grande mentecapto, de Fernando Sabino . SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 4(1), 65–86. https://doi.org/10.36704/sapiens.v4i1.6783