REFLEXÕES ACERCA DE UMA WEBCONFRÊNCIA SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA LUTA CONTRA O MACHISMO
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8565Palavras-chave:
Educação, Cidadania, Patriarcado, EmancipaçãoResumo
O presente estudo propõe investigar a webconferência intitulada “A Educação como ferramenta de combate ao machismo”, ministrada pela professora Thais Travassos, em 18 de setembro de 2021, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube. O foco recai sobre as concepções dos participantes acerca dos assuntos abordados, com base nas respostas de 24 voluntários que preencheram um formulário disponibilizado durante a transmissão. A revisão da literatura científica abrangeu tópicos centrais tratando da educação, de questões de gênero e do combate a preconceitos. Os procedimentos metodológicos empregados na organização da webconferência são detalhadamente descritos. Os resultados obtidos são analisados em consonância com as os referenciais estudados, visando uma interpretação mais abrangente das informações colhidas durante o evento. Os dados obtidos nesta pesquisa reforçam a importância de estudar a questão do machismo e do patriarcado no âmbito educacional, sugerindo um potencial mobilizador para um processo de aprendizagem que colabore para construir uma sociedade mais igualitária e justa para pessoas de qualquer gênero.
Referências
BARROS, Antonio Teixeira de; BUSANELLO, Elisabete. Machismo discursivo: modos de interdição da voz das mulheres no parlamento brasileiro. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 2, p. e53771, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/xYh6dxnNQ6LV9M9DC976tDg/?lan#>. Acesso em: 15 mar. 2024.
BALISCEI, João Paulo. Abordagem histórica e artística do uso das cores azul e rosa como pedagogias de gênero e sexualidade. Revista Teias, v. 21, n. especial, p. 223-244, 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052020000300223&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 mar. 2024.
BARBOSA, Fábia Cristina Mendes; ANDRADE, Helisangela. Gênero na prática: uma educação não-sexista nas escolas. Anais Eletrônicos do 13º Congresso Mundos de Mulheres/ Seminário Internacional Fazendo Gênero, Florianópolis, 2017. Disponível em: <http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500209751_ARQUIVO_GeneronaPratica_umaeducacaonaosexistanasescolas_artigomodificacoes.pdf> Acesso em: 15 mar. 2024.
BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; MOURÃO, Luciana. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, v. 25, e46325, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/QYy5XZ85FTLFZvcr7znhbpL/?l#>. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRITO, Danyella Juliana Martins de. A pandemia da Covid-19 amplia as desigualdades de gênero já existentes no mercado de trabalho brasileiro? Grupo de Pesquisas em Economia do Trabalho da UFBA (GETRAB), Observatório Mercado de Trabalho do Nordeste e Covid-19, Boletim 03, p. 1-6, 2020. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/345008184_A_pandemia_da_Covid-19_amplia_as_desigualdades_de_genero_ja_existentes_no_mercado_de_trabalho_brasileiro>. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAMPOS, Katia Patrício Benevides; SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Homens na Educação Infantil: Uma Problematização sobre a Condição Docente. Revista Interacções, v. 18, n. 61, p. 141–162, 2022. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/26879>. Acesso em: 18 mar. 2024.
CARDOSO, Pâmella Tamilla Oliveira et al. Patriarcado e machismo enraizado na sociedade: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Interdisciplinar (REI), v. 15, n. 1, p. 207-216, 2023. Disponível em: <http://revista.sear.com.br/rei/article/view/376>. Acesso em: 15 mar. 2024.
CARLOS, Beatriz Nunes. A educação para a (des)igualdade de género: O papel da educação na (re) produção dos estereótipos de género. 2019. 74 f. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres: As Mulheres na Sociedade e na Cultura) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2019. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/303770379.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora!... Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, 2013. Disponível em: <https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130>. Acesso em: 14 mar. 2024.
CORDEIRO, Marinês Domingues. Reflexões da história do patriarcado para esses tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1374-1403, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74828>. Acesso em: 15 mar. 2024.
DIAZ, Margarita; CABRAL, Francisco. Relações de Gênero. Vivendo a Adolescência, s/d. Disponível em: <http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/genero-1>. Acesso em: 15 mar. 2024.
FARAH, Marta Ferreira Santos. Políticas públicas e gênero (p. 127-142). GODINHO, Tatau;
SILVEIRA, Maria Lúcia da. Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, 2004. Disponível em: <https://www.mulheresprogressistas.org/AudioVideo/Pol%C3%ADticas%20publicas%20e%20igualdade%20de%20genero.pdf#page=127>. Acesso em: 17 mar. 2024.
FIPE. Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar: principais resultados. Brasília: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) / MEC-INEP, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diversidade_apresentacao.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
FRANZINI, Fábio. Futebol é “coisa para macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, p. 315–328, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbh/a/nTrFPPWwPkMTKPMmBmtRwCc/#>. Acesso em: 15 mar. 2024.
GRIMAL, Pierre. Mitologia grega. Porto Alegre: L&PM, 2009.
GUERRA, Cláudia. Menino brinca de boneca e menina de carrinho? Revista de Educação Popular, v. 6, p.137-142, 2007. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/download/19890/10617/75288>. Acesso em: 15 mar. 2024.
LEITE, José Lourenço Araújo. Do Simbólico ao Racional: Ensaio sobre a Gênese da Mitologia Grega como Introdução à Filosofia. Salvador: EGBA, 2001. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/3744/1/LIVRO%20DE%20MITO-2011-revisado%20e%20ampliado.pdf> Acesso em: 15 mar. 2024.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado. São Paulo: Cultrix, 2019.
LOPES, Joelma Alves França; BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Relações de gênero como determinantes de situações cotidianas: percepção dos alunos do ensino fundamental. Anais do V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID7607_10082018003109.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: <https://www.ufpb.br/escolasplurais/contents/noticias/e-books/secao-1-10-32-de-de-finibus-bonorum-et-malorum-escrita-por-cicero-em-45-ac>. Acesso em: 15 mar. 2024.
LUCIO, Idianne Medeiros de Queiroz Lima. O papel da educação na desconstrução do machismo e a importância de práticas de empoderamento feminino no contexto escolar: relatos de experiências em uma escola no município de Macapá-AP. Anais do XX Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 2018. Disponível em: <https://www.sinteseeventos.com.br/site/redor/GT1/GT1-01-Idiane.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
MARÇAL, Leonardo. Igualdade de Gênero no Ambiente Escolar. Anais do V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47592>. Acesso em: 15 mar. 2024.
MATA, Giselle Moreira da. Religião e cidadania democrática na Antiguidade: supressão política e o poder feminino em Atenas (Século V a.C.). Revista de História da UEG, v. 12, n. 1, e212305, 2023. Disponível em: <https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/13422>. Acesso em: 15 mar. 2024.
MORALES, Ana Paula. Mulheres na Ciência e a Ciência das Mulheres (p. 8-13). In: DOWLE, Martin. Revista Mulheres na Ciência. Editora British Council, 2019. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/d1_revista.pdf > Acesso em: 15 mar. 2024.
OLIVEIRA, Andréa do Carmo Bruel de; SANTOS, Ana Paula Oliveira dos; HEERDT, Bettina. Discursos de alunos e alunas da educação básica quanto a gênero, ciência e fecundação humana. Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas, v. 6, p. 171-188, 2020. Disponível em: <https://anais.uel.br/portal/index.php/SGPP/article/view/997>. Acesso em: 14 mar. 2024.
PAULINO-PEREIRA, Fernando César; SANTOS, Lara Gabriella Alves dos; MENDES, Sarah Cristina Carvalho. Gênero e identidade: possibilidades e contribuições para uma cultura de não violência e equidade. Psicologia & Sociedade, v. 29, p. e172013, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/psoc/a/YfjPTvLjTXkZC37KmxwvKqw/?lang=pt&format=html#>. Acesso em: 15 mar. 2024.
PÉRICO, Lucas; SILVA, Ricardo Desidério da. Masculinidades na escola uma revisão bibliográfica sistemática nas bases Educ@ e Scielo entre 2008 e 2018. Travessias, v. 14, n. 1, p. 266-280, 2020. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8093001>. Acesso em: 15 mar. 2024.
PISANI, Mariane da Silva; PINTO, Maurício Rodrigues. Expressões e corporalidades de mulheres cis e homens trans no ambiente futebolístico. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 2, p. e79331, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/pv3nPKDzSztWrTcfP9pJbgv/?lang=pt#>. Acesso em: 15 mar. 2024.
SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. Disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/schienbinger-2001.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
SENKEVICS, Adriano Souza; CARVALHO, Marília Pinto de. Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 158, p.944-968, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/jb5n6TFNGXdFd6nFpYT99jv/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 15 mar. 2024.
SOUSA, Victor Pereira de. Diálogos entre educação e ciências sociais: desconstruindo o machismo e o androcentrismo na docência masculina. Revista Discente Planície Científica, v. 3, n. 2, p. 194-211, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/article/view/44388>. Acesso em: 15 mar. 2024.
SOUZA, Angela Maria F. L. Ensino de ciências: onde está o gênero? Revista Faced, n.13, p.149-160, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1392/1/2393.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2024.
TIBURI, Márcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
VENTURI, Gustavo; RECAMÀN, Marisol; OLIVEIRA, Suely de (Org.). A mulher brasileira nos espaços público e privado. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.