PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE:
UM DIÁLOGO DA TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8604Palavras-chave:
Pibid; Formação docente; Pedagogia; Alfabetização; Letramento.Resumo
A formação inicial do professor é essencial para que se delineiem aspectos relacionados à identidade profissional e ao aprendizado de metodologias de ensino e aprendizagem. Isso posto, é trazido no espaço deste trabalho, discussões acerca da formação docente, da alfabetização e do letramento, unindo teoria e prática a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola, durante os anos de 2023 e 2024, com vista a constituir a identidade profissional do professor. Para tanto, tendo como orientação os preceitos da pesquisa qualitativa, o processo de construção de dados para análise se deu mediante a observação participante e o registro através de textos de campo tais como notas e relatórios e de fotografias. Como resultado, foi possível constatar que a experiência foi valiosa para a formação docente da equipe do Pibid, proporcionou aprendizado através da convivência com professores mais experientes e com o espaço escolar, além de contribuir para a educação e para a sociedade através das atividades desenvolvidas no programa.
Referências
BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Robert C. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. PIBID: Considerações sobre o papel dos professores da Educação Básica no processo de iniciação à docência. Educação em Revista, v. 36, p. 1-18, 2020.
DEZOTTI, Magda. Eventos e práticas de letramento literário na transição do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. 314 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Cap. 3.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água, 1993.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; TIBÚRCIO, Ana Paula do Amaral. Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no Ensino Fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017.
MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero-Americana Estratégia, [s. l], v. 17, n. 4, p. 05-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.5585/ ijsm.v17i4.2717. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/html/#:~:text=O%20pesquisador%2C%20na%20observa%C3%A7%C3%A3o%20participante,nas%20situa%C3%A7%C3%B5es%20que%20est%C3%A3o%20envolvidos. Acesso em: 05 abr. 2024.
MORAES, Cloves Santos de; LIMA, Cícera Janaína Rodrigues; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. A formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica. Rpge– Revista On Line de Política e Gestão Educacional,, [s. l], v. 21, n. 2, p. 563-574, maio/ ago. 2017. Http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.2.2017.9740.
SILVA, Rozânia Pereira da. Profissão professor: o processo de formação do pedagogo no brasil. 2020. 8 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2020.
TERRA, Márcia Regina. Letramento e letramentos: uma perspectiva sócio cultural dos usos da escrita. D.E.L.T.A, [s.l], v.29, n.2, p.29-58, 2013.