PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE:

UM DIÁLOGO DA TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8604

Palavras-chave:

Pibid; Formação docente; Pedagogia; Alfabetização; Letramento.

Resumo

A formação inicial do professor é essencial para que se delineiem aspectos relacionados à identidade profissional e ao aprendizado de metodologias de ensino e aprendizagem. Isso posto, é trazido no espaço deste trabalho, discussões acerca da formação docente, da alfabetização e do letramento, unindo teoria e prática a partir de experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Carangola, durante os anos de 2023 e 2024, com vista a constituir a identidade profissional do professor. Para tanto, tendo como orientação os preceitos da pesquisa qualitativa, o processo de construção de dados para análise se deu mediante a observação participante e o registro através de textos de campo tais como notas e relatórios e de fotografias. Como resultado, foi possível constatar que a experiência foi valiosa para a formação docente da equipe do Pibid, proporcionou aprendizado através da convivência com professores mais experientes e com o espaço escolar, além de contribuir para a educação e para a sociedade através das atividades desenvolvidas no programa.

Biografia do Autor

Ana Luiza Vieira Narciso, Universidade do Estado de Minas Gerais

Cursa Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Carangola. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Ciências, sua Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Luciana do Carmo Narciso, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestrado profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Metodologia do Ensino de História, foi Diretora de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Carangola atuando na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural (janeiro de 2021 a março de 2022), onde elaborou pareceres e relatórios, sendo responsável pelos procedimentos técnicos de pontuação no ICMS do critério Patrimônio Cultural. Coordenou vistorias e visitas de acompanhamento aos bens tombados na esfera municipal, atuando ainda em prol da salvaguarda do patrimônio imaterial carangolense. Foi a Representante do Poder Executivo designada pelo Prefeito de Carangola no Conselho Municipal de Turismo (2021/2022) e em 2020 atuou como Representante de Pessoas de Notório conhecimento da matéria, nas áreas de História e Antropologia, Arquitetura e Urbanismo ou Artes Plásticas e entre 2021 e 2022 foi Representante do Poder Executivo. Áreas de interesse: memória coletiva, cultura, políticas públicas, metodologia do ensino de história, educação.

Referências

BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Robert C. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.

DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. PIBID: Considerações sobre o papel dos professores da Educação Básica no processo de iniciação à docência. Educação em Revista, v. 36, p. 1-18, 2020.

DEZOTTI, Magda. Eventos e práticas de letramento literário na transição do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. 314 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Cap. 3.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água, 1993.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; TIBÚRCIO, Ana Paula do Amaral. Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no Ensino Fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017.

MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero-Americana Estratégia, [s. l], v. 17, n. 4, p. 05-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.5585/ ijsm.v17i4.2717. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/html/#:~:text=O%20pesquisador%2C%20na%20observa%C3%A7%C3%A3o%20participante,nas%20situa%C3%A7%C3%B5es%20que%20est%C3%A3o%20envolvidos. Acesso em: 05 abr. 2024.

MORAES, Cloves Santos de; LIMA, Cícera Janaína Rodrigues; MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. A formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica. Rpge– Revista On Line de Política e Gestão Educacional,, [s. l], v. 21, n. 2, p. 563-574, maio/ ago. 2017. Http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.2.2017.9740.

SILVA, Rozânia Pereira da. Profissão professor: o processo de formação do pedagogo no brasil. 2020. 8 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2020.

TERRA, Márcia Regina. Letramento e letramentos: uma perspectiva sócio cultural dos usos da escrita. D.E.L.T.A, [s.l], v.29, n.2, p.29-58, 2013.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Narciso, A. L. V., Narciso, A. L. do C., & Narciso, L. do C. (2024). PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE:: UM DIÁLOGO DA TEORIA E A PRÁTICA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID. SAPIENS - Revista De divulgação Científica, 6(1). https://doi.org/10.36704/sapiens.v6i1.8604