UM INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Eliane Ferreira de Sá UEMG
  • Ely Maués UEMG
  • Eliane da Silva Machado UEMG

Resumo

Este artigo descreve, analisa e avalia um instrumento de pesquisa utilizado para identificar e por em discussão concepções de ensino, aprendizagem e currículo de ciências. Apresentamos aqui a história da construção do instrumento e os dados que foram construídos mediante seu uso com vários grupos de professores de ciências de diferentes cidades do Brasil, mas, especialmente, com os professores de ciências da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. O instrumento foi uma das estratégias usadas para iniciar um curso oferecido a esse último grupo de professores, dentro de uma perspectiva dialógica. Ele se mostrou adequado para construir um perfil das concepções do grupo sobre aspectos do currículo e da prática pedagógica, provocar os professores a avaliar sua posição diante dos pontos de vista majoritários do grupo, assim como para permitir que eles conhecessem e avaliassem nossa interpretação de suas concepções.

Downloads

Publicado

25-11-2018

Como Citar

Sá, E. F. de, Maués, E., & Machado, E. da S. (2018). UM INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. Revista Interdisciplinar Sulear, (2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3338

Edição

Seção

Artigos