DIVERSIDADE DISCENTE E CURRÍCULO UNIFICADO: (DE)FORMAÇÕES A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO (DES)QUALIFICADORA

Autores

  • Andréa Ulisses UFMG/FACISA
  • Danielle Barbosa FACISA
  • Douglas Tomácio UFJF/UEMG
  • Ildiléia Otoni FACISA
  • Joelma Andrade PUC-MG/FACISA
  • Karla Rocha FACISA
  • Luceir Gomes FACISA
  • Rafaela Almeida FACISA

Resumo

Este trabalho, resultado de pesquisa realizada no âmbito da pós-graduação em educação, insere-se no escopo das discussões acerca da adoção de um currículo unificado enquanto proposta formativa, buscando perceber quais as implicações dessa adoção para a formação discente. Nesse sentido, adotou-se como objeto de estudo a formação técnico-profissional em uma instituição qualificadora privada que atua no programa Jovem Aprendiz. Tendo-a como campo investigado, discutiu-se a viabilidade do currículo adotado pela instituição diante da realidade discente por ela atendida, expressa por um público consideravelmente diverso no que tange a aspectos como faixa etária, nível de escolaridade, realidades social, econômica e cultural, esta especialmente reforçada à medida que a instituição, atuante em diferentes estados brasileiros, recebe alunos de distintas regiões. Dentre elas, está a região sudeste, na qual possui unidades em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Minas Gerais (MG), estado este no qual a pesquisa se concentrou, ao investigar a unidade presente em Belo Horizonte. A pesquisa, a partir de estudo bibliográfico especializado, deu-se sob metodologia qualitativa, descritiva e documental, o que permitiu observações que, para além do âmbito concreto, alcançaram nuances subjetivas inerentes à realidade investigada; sem perder de vista o diálogo com um contexto social mais abrangente.

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Publicado

25-11-2018

Como Citar

Ulisses, A., Barbosa, D., Tomácio, D., Otoni, I., Andrade, J., Rocha, K., … Almeida, R. (2018). DIVERSIDADE DISCENTE E CURRÍCULO UNIFICADO: (DE)FORMAÇÕES A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO (DES)QUALIFICADORA. Revista Interdisciplinar Sulear, (2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3341

Edição

Seção

Artigos