EDITORIAL
Resumo
O lançamento da segunda edição de uma revista científica é algo a ser cumprimentado com alento, pois se trata de uma valiosa contribuição para a comunidade acadêmica. Além de ser resultado de um esforço daqueles de constroem cotidianamente saberes pautados na experiência do ensino pesquisa e extensão na Universidade pública brasileira.
A Revista Sulear é uma possibilidade de dar visibilidade aos estudos realizados em espaços públicos e democráticos. Além disso, cumpre uma das finalidades fundamentais da Universidade: articular e divulgar ações que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.
O periódico traz docentes e discentes como artífices do processo de construção reflexiva e dialógica de conhecimentos críticos e reflexivos acerca da sociedade contemporânea, questões que perpassam o fazer pedagógico dentro e fora das instituições escolares.
Nesta edição, o leitor observará uma diversidade de temas, o que evidencia o caráter interdisciplinar do periódico. Saliento que os textos se constituem como verdadeiros “convites ao pensamento crítico”, tanto pela qualidade, quanto a relevância dos assuntos abordados.
As temáticas abordadas neste volume, marcadas por sua diversidade, nos impulsionam a ampliar nossos conhecimentos acerca da arte, como nos artigos intitulados “O ilustrado mundo de Akira Kurosawa: Técnica e sensibilidade a favor da arte” e “Entre a arte e a vida: Marcel Duchamp, Cildo Meireles e Andy Warhol”; sobre as atividades e concepções docentes, como debatido em “A ergonomia e a atividade docente: perspectivas e desafios atuais” e em “A questão informacional na EJA: potencialidades e desafios à prática pedagógica”; sobre os currículos escolares, tema dos artigos “Um instrumento para identificar as concepções de professores sobre o currículo de ciências” e “Diversidade discente e currículo unificado: (de)formações a partir de uma instituição (des)qualificadora”; além de interfaces com os saberes de outras áreas, como abordado pelos artigos “Representações infantis acerca da escravidão no brasil: um estudo com alunos do ensino fundamental do centro pedagógico da UFMG” e “Primeiros Socorros: mitos e verdades, abordagem de ensino-aprendizagem em alunos do ensino técnico do curso de Enfermagem”.
Estes artigos foram desenvolvidos há pouco. Boa leitura!
Camila Jardim de Meira