Conselho Escolar e frequência das crianças pequenas: a construção de políticas públicas em uma instituição de educação infantil de Betim/MG

Autores

  • Otavio Henrique Ferreira da Silva UFMG/UEMG

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto voltado para a diminuição da infrequência escolar e que foi desenvolvido pelo Conselho Escolar de uma instituição de Educação Infantil, localizada no município de Betim/MG.  A metodologia adotada nesse trabalho consistiu na realização de pesquisa descritiva onde se analisou a partir de uma revisão a temática das “políticas públicas” e análise do projeto “Gestão da Educação Além da Escola”. Para tanto, o estudo apoiou em autores como Souza (2006), Brasil (2014), Marques e Faria (2013) entre outros autores. Os principais apontamentos trazidos pelo estudo é que o projeto analisado é uma política pública importante visto que busca cumprir atribuições previstas nas legislações referente ao Conselho Escolar e  nas atribuições competentes aos profissionais da Educação Infantil de Betim; sua implementação demonstra compromisso social com a qualidade da educação e com propostas de ações oriundas de tomadas de decisão de forma democrática; é muito necessário que a Secretaria Municipal de Educação de Betim (SEMED) proporcione condições estruturais e financeiras para a implementação e continuidade de projetos como este, desenvolvido pela própria comunidade escolar; esta ação proposta pelo Conselho da instituição está em comum acordo com a Meta 1 e com a estratégia 1.2 do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigência.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, UFMG/UEMG

Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG. Mestre em Educação e Docência - FAE/UFMG (2016). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e bacharel em Administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. Têm experiência nas três etapas da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. É Professor de Educação Superior no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ibirité. Tem como foco de estudo e pesquisa os temas: Educação Infantil, Primeira Infância, Políticas Públicas, Projeto Político Pedagógico,Cidadania, Conselho Escolar, Gestão Democrática, Gestão Escolar, Democracia, Participação Popular, Participação Social, Movimento Social, Movimento Sindical, Educação Matemática, o Pensamento de Paulo Freire e o Pensamento de Hannah Arendt. É autor, coautor e organizador de diversos livros e artigos sobre a área da educação no Brasil. 

Referências

BETIM. Decreto Nº. 28.891, De Outubro de 2010: dispõe sobre os conselhos escolares do centros infantis municipais e dá outras providências. Betim: Prefeitura Municipal de Betim, 2010, 6 pp.

BETIM. Lei Nº 4933, de 23 de dezembro de 2009: crias os cargos da Educação Infantil no município e dá outras providências. Betim: Prefeitura Municipal de Betim, 2009, 5 pp.

BRASIL. Casa Civil. Lei Federal nº 12796 de 04/04/2013. Brasília, 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm>. Acessado em 27 out. 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em:<http://www.jusbrasil.com.br/diarios/72231508/dou-edicao-extra-secao-1-26-06-2014-pg-2>. Acessado em 27 out. 2018.

CORTES, Soraya Vargas. Sociologia e políticas públicas. In: MARQUES, Eduardo; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de (org). A política pública como um campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2013, 280 pp.

COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz. As mudanças na agenda das políticas sociais no Brasil e os desafios da inovação. In: CARVALHO, Alysson et al (org). Políticas Públicas. Belo Horizonte: Proex, 2002, 139 pp.

CUNHA, Edite da Penha; CUNHA, Eleonora Shettini M. Políticas públicas sociais. In: CARVALHO, Alysson et al (org). Políticas Públicas. Belo Horizonte: Proex, 2002, 139 pp.

FSI. Programa Coordenadores de Pais. São Paulo: FUNDAÇÃO SOCIAL ITAÚ, 2015, 54 pp.

HEILBORN, M. L.; ARAÚJO, L.; BARRETO, A. Estado e sociedade. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2010, 138 pp.

MARQUES, Eduardo. As políticas públicas na Ciência Política. In: MARQUES, Eduardo; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de (org). A política pública como um campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2013, 280 pp.

MARQUES, Eduardo; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de (org). A política pública como um campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2013, 280 pp.

ROCHA, CARLOS E. A. L. da.; SCHNEIDER, Fabio K.; GOLDENBER, Samuel. A centralidade das instituições no neoinstitucionalismo: um referencial analítico para o estudo das políticas públicas. Perspectivas em Políticas Públicas. Belo Horizonte, vol. 8, n. 16, pp. 25-43, jul/dez. 2015.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Políticas Públicas In: BENTO, Maria A. S. (Org). Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012, cap. 1, p. 2, 220 pp.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias. Porto Alegre, vol. 8, n. 16, pp. 20-45, jul/dez. 2006.

VIEIRA, Lívia M. F. A Educação Infantil e o Plano Nacional de Educação: As propostas da CONAE 2010. 2010. Disponível em:<http://www.gestrado.org/?pg=artigos>. Acessado em 27 out. 2018.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

Ferreira da Silva, O. H. (2019). Conselho Escolar e frequência das crianças pequenas: a construção de políticas públicas em uma instituição de educação infantil de Betim/MG. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4255