O direito à educação como campo de disputa: um olhar sobre as tensões presentes no programa mais educação

Autores

  • Patrícia Moulin Mendonça Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Resumo

O presente texto é parte da tese intitulada: O direito à educação em questão: as tensões e disputas no interior do programa mais educação que teve como objetivo analisar o Programa Mais Educação, do governo federal, em um cenário de disputas em torno da noção de direito à educação. Partindo da noção de projeto político como um conjunto de crenças, valores e representações da vida societária, este trabalho pretende compreender as ambiguidades, as tensões e os conflitos que exprimem as disputas em torno do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Para tanto, toma como referência que as disputas se fazem através da ação de sujeitos sociais, com interesses, valores e concepções de mundo. Neste sentido procura identificar a pluralidade e a polissemia de sentidos dadas ao direito à educação em curso no país, no intuito de revelar o que mobiliza o cenário público educacional e que projetos estão em disputa.

Palavras-chave: Programa Mais Educação; projetos em disputa; direito à educação.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Mendonça, P. M. (2019). O direito à educação como campo de disputa: um olhar sobre as tensões presentes no programa mais educação. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4272