Aberturas:o Museu do Cotidiano por sua trilha de vozes e diálogos suleadores
Resumo
As linhas que se seguem discorrem sobre as aberturas do Museu do Cotidiano (mUc), sobretudo ao que chamamos de vozes suleadoras, abertas a diálogos. Entre 2017 e 2019, dois estudos no campo da Educação em Museus, pesquisaram elementos deste museu de objetos, localizado na capital mineira. O intercâmbio com outras referências e a imersão no cenário das visitas ao mUc embasaram a pesquisa na qual uma Professora de Filosofia se comprometeu a produzir o Podcast decolAtiva. Destacadamente, a Pedagogia de Freire, a Curadoria decolAtiva, bem como a mediação narrativa de Antônio Carlos Figueiredo, o Movimento (auto)biográfico e a Educomunicação sulearam o desdobramento das tomadas de decisões teóricas e metodológicas. Ao combinarmos conceitos, meios e linguagens da Educação, da Comunicação e da Museologia, suleamos a partir da biografização das narrativas e da libertação de vozes mediatizadas. Desde a gravação durante as visitas, passando pela edição do Podcast, até a divulgação das pílulas da trilha sonora inicial, compartilhamos (auto)reflexões que relacionam sujeitos e linguagens. Nestas, refletimos sobre propostas decoloniais no ensino e na aprendizagem, em sua importância para a construção autônoma de uma Epistemologia do Sul. Palavras-chave: Educação em Museus; Sulear; Podcasts.Referências
Referências
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