A Educação Infantil, mídias digitais e práticas educativas: caminhos cruzados, possíveis diálogos

Autores

  • Fernanda Clímaco
  • Ana Paula Ferreira Pedroso Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Resumo

É possível interagir mídias digitais com a Educação Infantil? O presente artigo tem por objetivo discutir e problematizar à utilização das mídias digitais nas práticas educativas direcionadas a esse segmento. Analisou-se de quais maneiras as mídias podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre tecnologias e práticas de ensino. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do levantamento de textos acadêmicos e análise de leis e documentos sobre as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no Brasil e no município de Belo Horizonte. As principais conclusões apontam possíveis caminhos para a reflexão dos temas  abordados. Acredita-se que, dessa maneira, iniciam-se rupturas, reflexões, novas práticas educativas e, enfim, o diálogo com a linguagem digital.

Biografia do Autor

Fernanda Clímaco

Pedagoga e Mestre em  Educação. Pesquisadora da Educação Infantil e diretora da Escola de Professores da Infância.

Ana Paula Ferreira Pedroso, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH), no curso de Pedagogia da Unidade Ibirité. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Tem experiência em Educação, sobretudo na formação docente. Atua na formação continuada de professores da educação básica, sobretudo na Educação Infantil. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a formação docente e a escolarização de jovens e adultos.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Clímaco, F., & Pedroso, A. P. F. (2019). A Educação Infantil, mídias digitais e práticas educativas: caminhos cruzados, possíveis diálogos. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4289