A Educação Infantil, mídias digitais e práticas educativas: caminhos cruzados, possíveis diálogos
Resumo
É possível interagir mídias digitais com a Educação Infantil? O presente artigo tem por objetivo discutir e problematizar à utilização das mídias digitais nas práticas educativas direcionadas a esse segmento. Analisou-se de quais maneiras as mídias podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre tecnologias e práticas de ensino. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do levantamento de textos acadêmicos e análise de leis e documentos sobre as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no Brasil e no município de Belo Horizonte. As principais conclusões apontam possíveis caminhos para a reflexão dos temas abordados. Acredita-se que, dessa maneira, iniciam-se rupturas, reflexões, novas práticas educativas e, enfim, o diálogo com a linguagem digital.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA (ABTU). Contribuições para a BNCC. Disponível no site http://www.abtu.org.br/WebSite/wp-content/uploads/2015/12/ABTU-Contribuicoes-ao-BNCC.pdf. acesso em 15/01/2016.
BELO HORIZONTE. Conselho Municipal de Educação. Resolução n. 01/2000. Fixa normas para a educação infantil no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Belo Horizonte: CME/BH, 07 nov. 2000.
_____. Lei n. 8.679, de 11 de novembro de 2003. Cria as unidades municipais de educação infantil e o cargo de Educador Infantil, altera as Leis n. 7.235/96 e 7.577/98 e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 2003.
_____.Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Belo Horizonte, 2014. Disponível no site <http://portalpbh.pbh.gov.br>. Acesso em 15/12/2015.
_____. Sistema de Gestão Escolar (SGE). Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. SMED/PBH. Disponível no site <http://portalpbh.pbh.gov.br>. Acesso em 15/11/2015.
_____. Plano De Metas Da Atual Gestão Municipal. Disponível em:<http://Portalpbh.Pbh.Gov.Br/Pbh>. Acesso em 2 de fevereiro de 2016.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.
______.Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
______.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. Brasília : MEC, 1998.
______.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil :pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília : MEC, 2006.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
______.Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação - Decênio 2011- 2020.2014 Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acesso em 20 de fevereiro de 2015. 32 p.
BRITO, Gláucia da Silva. Educação e novas tecnologias: um repensar. Curitiba, Ed. Intersaberes, 2011.
BUZATO, M. E. K. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede. 2006. Disponível em: <http://pitagoras.unicamp.br/~teleduc/cursos/diretorio/tmp/1808/portfolio/item/61/LetramentoDigital_MarceloBusato.pdf>Acesso em: 13 de fevereiro de 2016.
CANNITO, Newton Guimarães. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócios. SP: Summus, 2010.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre : Artmed, 2002.
CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von. A criança e a mídia: Imagem, Educação e Participação. SP: Cortez, 2002.
CARVALHO, M. S. Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 19-49.
CASTRO, Ana Paula Pontes; FERNANDES, Olívia Paiva; LIMA, Yara Porto de. Inserção do professor no universo digital: desafios do processo. Teias. Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan/dez 2007.
CERISARA, A. B. A produção acadêmica na área da educação infantil a partir da análise de pareceres sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil. In: FARIA, A. L. G. de., PALHARES, M. S. (Org.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 2000. p.19-49. (Polêmica do nosso tempo, 62.)
COELHO, Patrícia M.F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. PUC/SP. Tese de Pós doutoramento desenvolvida na Universitat de VIC/ESPANHA, 2012. Acesso em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre>> Acesso em 16 de fevereiro de 2016.
DALBERIO, Maria Célia Borges. Políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade. São Paulo: Paulus, 2009.
DOWBOR, Ladislau. O que é poder local? SP: Brasiliense, 2008, 28 p.
DURLI, Zenilde; COSTA, Vanessa do Socorro Silva; SANCHES, Ana Lúcia. Um Olhar Sobre O Momento Atual Da Educação Brasileira: Entrevista Com Carlos Roberto Jamil Cury. 2009. Disponível no site <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum> Acesso em 30/01/2016.
FERREIRA, Maria Fernanda. O universo das crianças na mídia digital: a experiência de blogs. Anais do I Simpósio de comunicação e tecnologias interativas. 2009. Disponível em: <http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/eventos/simposio/anais.html>. Acesso em 03 de setembro de 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo/SP, Paz e Terra , 1997.
______.Pedagogia do Oprimido. 32 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento Digital E Formação De Professores. Educação em Revista.| Belo Horizonte, v.26, n.03, dez. 2010 Acesso em: <<http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf>>, Acesso em 14 de fevereiro de 2016.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar 1. ed. – S.P.: Publisher Brasil, 2007.
GUARESCHI, Pedrinho A., BIZ, Osvaldo. Mídia educação e cidadania: Tudo o que você deve saber sobre mídia. 2ª ed. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes, 2006.
LANKSHEAR, C.; SNYDER, I. GREEN, B.Teachers and Technoliteracy, managing literacy, technology and learning in schools. Traduçao . St. Leonards, NSW, Australia: Allen &Unwin, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura.Trad. Carlos Irineu da Costa. 3 ed. S.P.: Editora 34, 2010.
LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Educação Infantil: algumas reflexões sobre seus fundamentos teóricos e metodológicos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.17, p. 79 - 90, mar. 2005 - ISSN: 1676-2584.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e conhecimento: aproximações entre educação e ensino. Cadernos de Pesquisa, 42(3), p. 716-737, 2012.
MAGALHÃES, Cláudio M. Do Pocinho Ao Cabeças: A Televisão pelo Olhar das Crianças de Ouro Preto,Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG. 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-857NFJ/tese_completa_cl_udio_m_rcio_magalh_es.pdf?sequence=1> Acesso em: 08 de janeiro de 2015.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Trad.: MONACO, GaetanoLo; 13 ed. S.P., Cortez Editora, 2010.
MARCÍLIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil: 1726-1950. In: FREITAS, Marcos César de (Org.). História Social da Infância no Brasil. 8. ed. SP: Cortez, 2011. p. 53-80.
MELO, José M. TOSTA, Sandra P. Mídia e Educação. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 2008.
MORAES, M.C. O paradigma educacional emergente. Campinas/SP: Papirus (2003).
NEVES, Angela B. ZAMPERETTI, Maristani P. Artes visuais, tecnologia e educação: experiências pedagógicas com o retroprojetor na sala de aula . Revista Momento Diálogos em Educação, Rio Grande, 19 (2): 9-22, 2010. Disponível em : https://www.seer.furg.br/momento/article/view/1421/1108. Acesso em 25/04/2016.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Disponível em <<http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>> Acesso em 24 de janeiro de 2016.
PROTÁSIO, Michelle R. ALBUQUERQUE, Simone S. Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental em Revista Momento Diálogos em Educação, Rio Grande, 17: 95-106, 2004/2005. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/momento/article/view/615/161>. Acesso em 27 de abril de 2016.
ROCHA, José Fernando Teles. Do asilo dos expostos ao berçário: assistência e proteção à criança abandonada na cidade de S.P. (1896-1936). 2010. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas.
SACRISTÁN J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In: _______.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Tablets, laptops, computadores e crianças pequenas: novas linguagens, velhas situações na educação infantil.- 1.ed. - Brasília : Uber Livros, 2012.
SILVA, Isa F.R. O processo de constituição das políticas públicas em educação infantil em Belo Horizonte: 1993 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). UFMG. BH, 2002.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura.Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, dez. 2002. Acesso em: <<http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>> Acesso em 14 de fevereiro de 2016.
SOUZA, V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, dez. 2007. Acesse em: <<http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/revista%20lingua%20escrita/LinguaEscrita_2.pdf>> acesso em 14 de fevereiro de 2016.
VIGOTSKI, L.S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.