O Ensino de Paleontologia nas escolas públicas: Desafios e Formação

Autores

  • Kelvin Kelton Mendes Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité
  • Lívia Constâncio de Siqueira Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Resumo

O ensino de Paleontologia na Educação Básica possui um papel relevante na construção de conhecimentos, colaborando no processo de ensino/aprendizagem devido ao fato de ser uma ciência histórica que trata de eventos referentes a origem e evolução da vida na Terra. O presente artigo possui como objetivo verificar como o ensino de Paleontologia vem sendo abordado em trabalhos acadêmicos, já que é um conteúdo de grande relevância e que os processos de ensino e aprendizagem necessitam de atenção nas aulas de Ciências e Biologia. Para tal, foi feita uma busca em bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico por artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos científicos. Foram selecionados nove artigos no total, contendo reflexões e contribuições a respeito de como a temática de Paleontologia vem sendo trabalhada no Ensino Básico. Os resultados obtidos permitiram concluir que melhores abordagens, mediadas pelo professor, são necessárias para que o ensino não fique restrito ao conteúdo oferecido somente pelo livro didático, mas que seja feito o uso de metodologias alternativas.

Biografia do Autor

Kelvin Kelton Mendes, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UEMG, Unidade Ibirité.

Lívia Constâncio de Siqueira, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Docente do Departamento de Ciências Biológicas, UEMG, Unidade Ibirité.

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Docente do Departamento de Ciências Biológicas, UEMG, Unidade Ibirité.

Referências

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Publicado

01/08/2020

Como Citar

Mendes, K. K., Siqueira, L. C. de, & Costa, F. de J. (2020). O Ensino de Paleontologia nas escolas públicas: Desafios e Formação. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4343

Edição

Seção

Artigos