Contribuições da Psicanálise para refletir as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar

Autores

  • Walesson Gomes Silva UEMG
  • Carlos Roberto Silva de Araújo
  • Ana Karina Ladeira Gomes

Resumo

Aprender é um processo e as dificuldades durante este processo são comuns. O fracasso escolar na educação básica é uma realidade principalmente para os alunos que participam do processo de inclusão social. Diversos fatores podem contribuir para a dificuldade de aprendizagem e a escola deve estar atenta para esta situação. A família também é responsável pela aprendizagem da criança, tornando-se possibilitadora dos processos de aprendizagem. Estes processos facilitadores são possíveis mesmo em situações de carência econômica. Deve-se abandonar a ideia de que criança carente não aprende. Faz-se necessário problematizar e questionar o que se entende por carência e quais suas implicações na produção e superação do fracasso escolar. Na visão da psicanálise, é necessário questionar o uso dos termos carência, privação cultural e deficiência. Para se trabalhar a dificuldade em aprender é necessário trabalhar o desejo do saber. O fracasso escolar é capaz de aniquilar a imagem que cada um tem de si, gerando uma depressão. O professor não tem acesso ao desejo do aluno, assim não deve exigir que o aluno cumpra o que designa como sendo ideal, pelo seu desejo. A identificação do aluno pelo conhecimento o levará a cumprir o proposto pelo professor pelo seu próprio desejo.

Acredita-se que cada um deva cumprir seu papel dentro do processo de aprendizagem na busca incessante pelo saber.

Biografia do Autor

Walesson Gomes Silva, UEMG

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (área de concentração - Educação e Cultura) - UFMG. Especialista em Inspeção Escolar pela FIJ - Rio de Janeiro - RJ (2012), Especialista em Psicopedagogia pela FUPEL - Pedro Leopoldo - MG (2002). Graduado em Pedagogia pela UNIFEMM - Sete Lagoas - MG (1997). Sócio-pesquisador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL. Possui experiência docente como Professor no ensino superior e educação básica. Atuando desde o ano de 2005 na graduação em Pedagogia de Universidade privada. Atuou no período de 2010 a 2014 como Professor Formador e Conteudista na UAB/UFMG, onde lecionou nos Cursos de Extensão em Prevenção ao Uso de Drogas, Educação e Saúde na Escola, Formação de Professores para atuar na EJA. Foi docente e pesquisador do Centro Regional de Referência em Drogas da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (2015/2016). No ano de 2009 lecionou e orientou estudantes nos cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Escolar da da Universidade Norte do Paraná. Possui experiência em gestão do ensino básico e superior, tendo atuado como Vice-diretor (escola Municipal e Estadual), Diretor (Escolas Municipal, Estadual e privada), e Inspetor Escolar junto a SEE-MG, além de direção acadêmica interina. Outra experiência relevante, é na Educação Social, onde desenvolveu pesquisas de mestrado e doutoramento, dando ênfase aos temas: Juventude, Lazer, Sistemas Socioeducativo e Prisional (em especial APAC´s). Membro do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Encarceramento e Direitos Humanos UFMG.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

Silva, W. G., Araújo, C. R. S. de, & Gomes, A. K. L. (2019). Contribuições da Psicanálise para refletir as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4365