Contribuições da Psicanálise para refletir as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar
Resumo
Aprender é um processo e as dificuldades durante este processo são comuns. O fracasso escolar na educação básica é uma realidade principalmente para os alunos que participam do processo de inclusão social. Diversos fatores podem contribuir para a dificuldade de aprendizagem e a escola deve estar atenta para esta situação. A família também é responsável pela aprendizagem da criança, tornando-se possibilitadora dos processos de aprendizagem. Estes processos facilitadores são possíveis mesmo em situações de carência econômica. Deve-se abandonar a ideia de que criança carente não aprende. Faz-se necessário problematizar e questionar o que se entende por carência e quais suas implicações na produção e superação do fracasso escolar. Na visão da psicanálise, é necessário questionar o uso dos termos carência, privação cultural e deficiência. Para se trabalhar a dificuldade em aprender é necessário trabalhar o desejo do saber. O fracasso escolar é capaz de aniquilar a imagem que cada um tem de si, gerando uma depressão. O professor não tem acesso ao desejo do aluno, assim não deve exigir que o aluno cumpra o que designa como sendo ideal, pelo seu desejo. A identificação do aluno pelo conhecimento o levará a cumprir o proposto pelo professor pelo seu próprio desejo.
Acredita-se que cada um deva cumprir seu papel dentro do processo de aprendizagem na busca incessante pelo saber.