Plantas medicinais: uma temática para o ensino de Química

Autores

  • Raquel Aparecida dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Marciana Almendro David

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma oficina temática como metodologia para o ensino de conteúdos e conceitos da Química Orgânica para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A oficina temática foi desenvolvida a partir do tema gerador Plantas Medicinais, a fim de promover a contextualização do conteúdo específico grupos funcionais e a identificação de constituintes ativos das plantas, em uma abordagem investigativa de ensino. Neste processo, foram contemplados, além de conceitos e procedimentos da química e da farmacologia, o estudo do tema Plantas Medicinais como valorização cultural. A oficina, que durou três aulas, foi iniciada com um pré-teste para levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema gerador, em seguida foi realizada uma atividade prática sobre a identificação dos princípios ativos de ervas conhecidas, depois, uma aula interativa sobre o tema, considerando as ideias apresentadas no pré-teste. Ao final, foi realizado um pós-teste, a partir do qual foi possível verificar que esta oficina temática tem potencial para viabilizar processos cognitivos e afetivos dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Química; Oficina temática; Tema gerador.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

Santos, R. A. dos, & David, M. A. (2019). Plantas medicinais: uma temática para o ensino de Química. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4371