Análise dos Livros Didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na coleção Araribá

Autores

  • Pedro Xavier da Penha IFMG - Campus Ouro Branco UNICSul - Liberdade SP
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma análise dos Livros Didáticos de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, especificamente dos volumes dos livros texto da coleção Projeto Araribá de Ciências do triênio 2017-2019, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados nas escolas públicas do município de Ouro Branco-MG. O objetivo foi verificar a presença de elementos da abordagem CTS, especificamente da dimensão da Natureza da Ciência (NdC) nos quatros volumes dos Livros Didáticos de Ciências (LDC) do estudante. Neste sentido, apresentamos a questão norteadora da pesquisa: os volumes dos LDC da Coleção Araribá apresentam elementos das categorias do enfoque CTS, segundo a dimensão da Natureza da Ciência? O estudo caracterizou-se como uma pesquisa documental, e adotou-se a abordagem qualitativa. Os resultados  demonstram que a  coleção de Livros Didáticos de Ciências  analisados apresentam evidencias de elementos da  Natureza da  Ciências; destacam -se as categorias de Contextualização dos conhecimentos - C1(59,38%) que possibilitam os estudantes tomar decisões diante de situações e problemas enfrentado; assim como , a categoria da  NdC&T - C2(23,52%) que demonstram o caráter transitório e provisório do conhecimento científico. Percebe-se que o ensino de ciências possui caráter multidisciplinar e busca valorizar as experiencias cotidianas dos estudantes diante de questões e desafios dos adventos científicos e tecnológicos.

Biografia do Autor

Pedro Xavier da Penha, IFMG - Campus Ouro Branco UNICSul - Liberdade SP

Professor  EBTT do  IFMG - campus  Ouro  Branco. Adminsitrador e Licenciado em  Matemática. Especialista em Gestão Organizacional e  Psicopedagogia  Clinica e  Institucional. Mestre em  Admisitração e  Doutorando em Ensino de  Ciências e  Matemática.

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular III - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. 

Downloads

Publicado

01-08-2020

Como Citar

Penha, P. X. da, & Maciel, M. D. (2020). Análise dos Livros Didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na coleção Araribá. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4455

Edição

Seção

Artigos