HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA: O USO DAS HQS NA SALA DE AULA

Autores

  • Allef de Lima L. F. Matos UFRPE

Resumo

Asterix é uma série de história em quadrinhos escrita por René Goscinny e ilustrada por Albert Uderzo, o primeiro álbum foi publicado em 1961, e os personagens principais da revista são Asterix, um guerreiro gaulês, membro de uma pequena aldeia, que luta contra expansionismo romano e seu melhor amigo, Obelix, que quando criança caiu no caldeirão de poção mágica do druida Panoramix, adquirindo permanentemente uma força sobre-humana. Historicamente, o álbum situa-se no período da República romana, no ano de 50 AEC, e tem como contexto histórico a conquista da Gália, por Júlio César. As HQs de Asterix fornecem elementos para trabalhar com as representações da cidadania romana, elemento este integrado na sociedade romana que tanto possibilita uma ascensão econômica para camadas mais baixas quanto agregava status sociais para as camadas mais altas. Assim, a análise aqui desenvolvida busca criar elementos para problematizar o conceito de cidadania no Ensino de História a partir de saberes ligados ao campo da História Antiga.

 

Biografia do Autor

Allef de Lima L. F. Matos, UFRPE

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PGH - UFRPE). Especialista em Ensino de História do Brasil, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA). Graduado em Licenciatura Plena em História, pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Leitorado Antiguo: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em História Antiga. Realiza pesquisas nas áreas do Ensino de História e História Antiga, atuando nos seguintes temas: histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de História, representação da cidadania romana nas histórias em quadrinhos de Asterix.

Referências

BITTENCOURT, Circe. O ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRANDÃO, Daniel. A linguagem dos quadrinhos. In: NETTO, Raymundo; VERGUEIRO, Waldomiro. Coleção Quadrinhos na Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações. Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2018, p. 33 – 48.

EINSER, Will. Quadrinhos e Arte sequencial. São Paulo: Msrtins Fontes, 2012.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de e história: Experiências, reflexões e aprendizagem. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

NOGUEIRA, Natania A. S. Gibiteca: possibilidade de criação e uso no trabalho pedagógico com crianças, jovens e adultos. In: NETO SANTOS, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da (orgs.). Histórias em Quadrinhos e práticas educativas: os gibis estão na escola, e agora?. São Paulo: Criativo, 2015, p. 89 – 101.

SOUZA NETO, Ensino da História Antiga e arte sequencial: Esboços introdutórios. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli.; CREMA, Everton (orgs.). Para um novo amanhã: visões sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União da Vitória: Edição LAPHIS/Sobre Ontens, 2016.

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

Matos, A. de L. L. F. (2021). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA: O USO DAS HQS NA SALA DE AULA. Revista Interdisciplinar Sulear, 8, 76–88. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4601