Acidentes de Mineração como Tema Sociocientífico em uma Sequência Didática Voltada à Educação Básica

Autores

Resumo

Este objetiva apresentar uma sequência didática para aplicação na Educação Básica sobre os acidentes de mineração a partir de dados estatísticos na perspectiva de Questões Sociocientíficas (QSC). Os elementos da Estatística, área de estudo da Matemática, estão presentes na descrição dos fatos e na tomada de posição por pessoas, empresas e meios de comunicação (internet, jornais, TV, rádio). Nesse sentido, propomos a definição de objetivos de aprendizagem e processos metodológicos baseados nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos para melhor norteamento das discussões em sala de aula, amparadas na literatura de Questões Sociocientíficas. Acreditamos que o trabalho desenvolve a reflexão crítica dos alunos em informações gráficas, valorizando a disciplina de Matemática quanto à sua aplicabilidade em acontecimentos atuais com repercussão mundial, além de relativizarmos sua suposta neutralidade. O uso de Questões Sociocientíficas, constitui-se como uma estratégia relevante de aprendizagem, no sentido de englobar o trabalho de vários conceitos e, estimulador, pelo seu aspecto dialético, permitindo a expressão de discursos e posicionamentos geralmente desconsiderados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Augusto Elias Lima, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Pós-Graduando em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga (2015). Atualmente é servidor público estadual no cargo de Professor de Ensino Básico (PEB) lecionando no Ensino Médio e docente na rede privada de ensino. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

Referências

ARAUJO, E. R.; FERNANDES, F. R. C. Mineração no Brasil: crescimento econômico e conflitos ambientais. In: Guimarães, P. E.; Cebada, J. D. P. (eds). Conflitos ambientais na indústria mineira e metalúrgica: o passado e o presente. Évora, CETEM, CICP, Rio de Janeiro, 2016, p. 65–88.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Planalto. Lei n. 12.334 de 20 de setembro de 2010. Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Disponível em: .

CARNIO, M. P.; LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. . A abordagem de questões sócio-científicas na formação de professores de Biologia. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. esp., p. 941-946, 2011.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N.(Orgs). Questões sociocientíficas, fundamentos,

propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p.570.

COUTO, E. P; COSTA, A. J. Trajetória histórica da empresa Mineração Morro Velho. In: V Congresso Brasileiro de História Econômica e VI Conferência Internacional de História de Empresas, Caxambu. Anais ... 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRA, L. C. As questões sociocientíficas (QSC): Modelo pedagógico integrado para o curso de licenciatura ``Formação de professores indígenas", da Faculdade de Educação / FACED/ UFAM. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cuiabá, 2018.

FREITAS, C. M.; SILVA, M. A. Acidentes de trabalho que se tornam desastres: os casos dos rompimentos em barragens de mineração no Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, v. 17, n. 1, p. 21-29, 2019.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: Algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N.(Orgs). Questões sociocientíficas, fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 570.

Ibovespa. Disponível em <https://www.bmfbovespa.com.br/ptbr/produtos/indices/indices-amplos/indice-bovespa-ibovespa.htm >. Acesso em: 31 de mar. 2020.

MARTÍNEZ, L. F. P; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas à prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 728-742, 2012.

OLIVEIRA, E. S. S; OLIVEIRA, G. F. C. Questões Sociocientíficas para o ensino de Matemática: Uma proposta de ensino para os conceitos de área e perímetro. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019, Ilhéus. Anais ... Ilhéus: XVIII EBEM, 2019.

SADLER, T. D.. (ed.). Socio-Scientific Issues in the Classroom: Teaching, Learning and Research. Science & Education. New York: Springer, 2011.

SADLER, T. D.; MURAKAMI, C. D. Socio-scientific Issues based Teaching and Learning: Hydrofracturing as an Illustrative context of a Framework for Implementation and Research. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 331-342, 28 nov. 2014.

SILVA, L. R. C. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX Congresso Nacional De Educação; III Encontro Sul Brasileiro De Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUPR, 2009. p.1-13.

SILVA, A. P. B; OLIVEIRA, M. M. A sequência didática interativa como proposta para a formação de professores de Matemática. In: VII Encontra Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2009, Florianópolis. Anais ... 2009, p. 1-11.

SOUZA, Rafael de Freitas e. A efêmera e fatal Mina de Cata Branca: mineração e trabalho numa companhia aurífera inglesa em Minas Gerais (1832-1844). Revista Mundo do Trabalho, vol. 7, n. 14, p. 37-52, jul./ dez. 2015.

VIEIRA, S. Estatística básica. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. São Paulo: Artmed, 1998. p. 233-314.

Downloads

Publicado

01-08-2020

Como Citar

Lima, A. E., Santos, G. T., & Penha, P. X. (2020). Acidentes de Mineração como Tema Sociocientífico em uma Sequência Didática Voltada à Educação Básica. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4657

Edição

Seção

Artigos