Acidentes de Mineração como Tema Sociocientífico em uma Sequência Didática Voltada à Educação Básica

Autores

  • Augusto Elias Lima Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos. http://orcid.org/0000-0001-8581-5820
  • Gilmar Teixeira Santos
  • Pedro Xavier Penha

Resumo

Este objetiva apresentar uma sequência didática para aplicação na Educação Básica sobre os acidentes de mineração a partir de dados estatísticos na perspectiva de Questões Sociocientíficas (QSC). Os elementos da Estatística, área de estudo da Matemática, estão presentes na descrição dos fatos e na tomada de posição por pessoas, empresas e meios de comunicação (internet, jornais, TV, rádio). Nesse sentido, propomos a definição de objetivos de aprendizagem e processos metodológicos baseados nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos para melhor norteamento das discussões em sala de aula, amparadas na literatura de Questões Sociocientíficas. Acreditamos que o trabalho desenvolve a reflexão crítica dos alunos em informações gráficas, valorizando a disciplina de Matemática quanto à sua aplicabilidade em acontecimentos atuais com repercussão mundial, além de relativizarmos sua suposta neutralidade. O uso de Questões Sociocientíficas, constitui-se como uma estratégia relevante de aprendizagem, no sentido de englobar o trabalho de vários conceitos e, estimulador, pelo seu aspecto dialético, permitindo a expressão de discursos e posicionamentos geralmente desconsiderados no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Augusto Elias Lima, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Arcos.

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Pós-Graduando em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga (2015). Atualmente é servidor público estadual no cargo de Professor de Ensino Básico (PEB) lecionando no Ensino Médio e docente na rede privada de ensino. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

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Publicado

01/08/2020

Como Citar

Lima, A. E., Santos, G. T., & Penha, P. X. (2020). Acidentes de Mineração como Tema Sociocientífico em uma Sequência Didática Voltada à Educação Básica. Revista Interdisciplinar Sulear, 1(7). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4657

Edição

Seção

Artigos