Práticas Pedagógicas na Fazenda do Rosário (1939-1974): uma pesquisa documental no acervo do Museu Helena Antipoff
Resumo
As experiências formativas vivenciadas no Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, situado em Ibirité- MG no período de 1939-1974, foram mediadas pela educadora russa Helena Antipoff (1892-1974) e pautavam-se em experimentações científicas, considerando-se a Pedagogia como um campo propício para a compreensão dos processos de cognição e ensino-aprendizagem. Este trabalho é resultado de pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo documental de fontes primárias do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, visando a construção de um corpus documental por meio de uma perspectiva historiográfica pluralista. O estudo das fontes é conduzido por pressupostos da nova história para uma análise dos documentos: cartas, diários de campo, manuscritos de Helena Antipoff, boletins, relatórios, entre outros. Constitui objetivo da pesquisa compreender a utilização de testes e documentos de Avaliação Psicológica propostos por Helena Antipoff para proposição de práticas pedagógicas na Fazenda do Rosário. Foram considerados para uma análise mais aprofundada os documentos do Laboratório de Psicologia e pesquisas Educacionais, que recebe este nome em homenagem ao Psicólogo e Educador suíço Édouard Claparède (1873-1840), além disso utilizou-se duas de suas principais obras. Considera-se a possibilidade de que os registros das produções de Helena Antipoff possibilitem a sistematização de uma Pedagogia distinta, especificamente na interseção das áreas de Psicologia e Pedagogia.
Referências
ALMEIDA, M. O. O ENSINO DE ARTE EM MINAS GERAIS (1940-1960): diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova, 2013. 226 f. (Dissertação de Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
ANTIPOFF, A. Das classes homogêneas. In: Helena Antipoff: textos escolhidos. CAMPOS, R.H.F. (Org.) São Paulo: Casa do Psicólogo; Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2002. Publicado originalmente em 1935.
ANTIPOFF, H. Educação do Excepcional. In: ANTIPOFF, H. Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff. v. III. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), 1992b.
ANTIPOFF, H. Psicologia experimental. In: ANTIPOFF, H. Coletânea das obras escritas de Helena Antipoff. v. I. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), 1992a.
BARBOSA, Débora Rosária. Estudos para uma história da psicologia educacional e escolar no Brasil. 2011. 674 f. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escola e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BARBOSA, Débora Rosária. Estudos para uma história da psicologia educacional e escolar no Brasil. 2011. 674 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Escola e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, LTDA, 1994. p.183-93.
BONFIM, M. A PEDAGOGIA: objeto e definição. In: ____. Lições de Pedagogia: teoria e prática da educação, 1915. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1920, pp. 9-14.
CAMPOS, R. C.; SILVA, L. D. e SILVA, R. de A. Fontes primárias de documentação para a história da psicologia e história da educação: constituição do acervo do serviço de orientação e seleção profissional - (1949-1994). Escritos educ. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 49-55. ISSN 1677- 9843.
CAMPOS, R. H. de F. Helena Antipoff (1892-1974) e a perspectiva sociocultural em psicologia e educação. 2010. 269 f. Tese (Professor Titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
CAMPOS, R. H. de F. Helena Antipoff: psicóloga e educadora: uma biografia intelectual. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2012. 451p.:il;21cm. (Memória do saber)
CAMPOS, R. H. de F.; ASSIS, R. M. de; LOURENÇO É. Filho, A escola Nova e a Psicologia. In: LOURENÇO F., BERGSTROM, M. Introdução ao estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da Pedagogia contemporânea. 14. Ed., Rio de Janeiro: EdUERJ: Conselho Federal de Psicologia, 2002. p. 15-53.
CAMPOS, R. H. F. Memória do Saber. Rio de Janeiro, Fundação Miguel de Cervantes, 2012. ______. Helena Antipoff (1892-1974) e a Perspectiva Sociocultural em Psicologia e Educação, 2010. 269 f.
CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff / Regina Helena de Freitas Campos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
CLAPARÈDE, É. (1959). A escola sob medida. (M.L. Cirado Silva, Trad.). Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. (Original publicado em 1920).
CLAPARÈDE, Louis Edouard. Educação Funcional. São Paulo: Campanha Editora Nacional, 1954.
CLAPARÈDE, Louis Edouard. Psicologia da Criança e Pedagogia Experimental. São Paulo: Ed. do Brasil S.A,1956.
CRUZ, Renata Silva. Considerações sobre a História da alfabetização em Minas Gerais e a participação de Helena Antipoff. Viçosa, MG, 2016, 139 p.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003, 144p.
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. – 3ª edição – São Paulo: Ática. 1990.
HAMELINE, Daniel; PETRAGLIA, Izabel; DIAS, Elaine T. D. (orgs.). Édouard Claparède. MEC – Coleção Educadores, Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, 3. Ed., 2018;
LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 606 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
LURIA, Alexander Romanovich. A construção da mente. São Paulo: ícone, 1992;
MASOLIKOVA, Natalia e SOROKINA, Maria. The Russian Apostle Of Brazil: Psychologist Yelena Antipova, Head of Russians Abroad History Department at Alexander Solzhenitsyn Russia Abroad House Вестник №31 2017 Еducation.
SCHULTZ Duane P. História da psicologia moderna. Tradução Marilia de Moura Zanella, Suely Sonoe Murai Cuccio e Cintia Naomi Uemura. São Paulo : Cengage Learning, 2014.
SILVA, Emerson Correia da S586a. As apropriações e representações de Édouard Claparède no Brasil (1928-1973) / Emerson Correia da Silva. – Marília, 2013. 185 f.; 30 cm. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2013.