SABER SENSÍVEL, TRANS-FORMAÇÃO E TRANSCORPOREIDADE: Desafios Epistêmicos e Existenciais do Sul Global

Autores

Palavras-chave:

Saberes do Corpo; Práticas Descoloniais; Transcorporeidade.

Resumo

Este texto anuncia momentos, reflexões e derivas da pesquisa performativa em questão, desenvolvida no território dos Saberes do Corpo. Apresenta as elaborações iniciais da noção de transcorporeidade que resultou da experiência, encontros e tessituras do processo de investigação e tornou-se o cerne da Tese em desenvolvimento a ser apresentada na conclusão do doutorado. Em narrativa autoetnográfica, aponta para outros elementos nascentes e constitutivos da pesquisa, tais como as experiências que vim a nomear corporeidade investigativa e metodologia intuitivo-criativa, que contribuíram para a corporificação de uma performatividade indisciplinar e descolonial, acolhendo os desafios de uma emancipação epistêmica. Se oculta nas entrelinhas da textualidade aqui inscrita, um convite de continuidade deste encontro e diálogo entre a autora e as possíveis leitoras e leitores, em outros espaço/tempo/fluxos textuais, ou não. Uma provocação desejante de encontros e manifestações da transcorporeidade que nos constitui.

Biografia do Autor

Ceila Portilho Maciel, Universidade Federal de Goiás

Técnica em Dança Contemporânea - Escola Angel Vianna, R.J. - 1990

Bacharel em Artes Cênicas - SNDO AHK - Theater School - High School of Arts Amsterdam - Holanda - 1996

Mestre em Educação - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, FE/UFG - 2013

Doutoranda em Performances Culturais - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais - Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Federal de Goiás - PPGIPC/FCS/UFG

Referências

BRANDSTETTER, G. A dança como cena-grafia do saber. Revista Urdimento, Santa Catarina, n. 19, nov. 2012.

FISCHER-LICHTE, E. Culture as performance: theatre history as cultural history. In: Ästhetik des Performativen, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 2004.

GONZÁLES-STEPHAN, B. Cuerpos de la nación: cartografías disciplinarias. In: Esplendores y miserias del siglo XIX. Cultura y sociedad en América Latina. Caracas: Monte Ávila Editores y Equinoccio Universidad Simón Bolívar, 1994.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

HANCIAU, N. Transculturalidade: transmigrações e transmutações. Interfaces Brasil/Canadá e Vice Versa. In: BERND, Zilá (org.). Imaginários Coletivos e Mobilidades (Trans) Culturais. Porto Alegre: ABECAN; PPG LETRAS-UFRGS; Nova Prova, 2008.

HASEMAN, B. A Manifesto for Performative Research. Practice-led Research. Australia: Media International Australia incorporating Culture and Policy, n. 118, p.98-106, 2006.

LEQUIN, L. Le dire comme quête de soi et d’un monde habitable ou la parole comme brèche dans le mur du convenu. Rio Grande: Interfaces Brasil/Canadá, n. 8, 2008.

OYĚWÙMÍ, O. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. In: African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. Tradução: Juliana Araújo Lopes. Dakar: CODESRIA Gender Series, 2004. v. 1

PELBART, Peter Pál. Necropolítica tropical: fragmentos de um pesadelo em curso. São Paulo: n-1 edições, 2018. (Série Pandemia).

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: Transformações Contemporâneas do Desejo. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1989.

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

Portilho Maciel, C. (2021). SABER SENSÍVEL, TRANS-FORMAÇÃO E TRANSCORPOREIDADE: Desafios Epistêmicos e Existenciais do Sul Global. Revista Interdisciplinar Sulear, 8. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5244