A IMPLANTAÇÃO DA COMPOSTEIRA E DA HORTA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ

Autores

  • Filipe Porto Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Cortes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Natália Rios Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

educação ambiental, horta escolar, compostagem, coleta seletiva

Resumo

O presente trabalho trata da implantação de composteiras e de uma horta escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir da reorganização da gestão de resíduos sólidos da escola. A iniciativa sugere que essa mudança de hábitos pode trazer frutos sociais, ambientais e econômicos. Também foi possível perceber que esses resultados são mais facilmente atingidos se todos os setores da comunidade escolar forem continuamente envolvidos em um movimento pedagógico que transcenda a fronteira das disciplinas. Relatamos aqui os procedimentos gerais e particulares adotados, algumas das dificuldades encontradas ao longo da implantação do projeto, bem como as ações futuras que foram interrompidas devido à paralisação das atividades escolares em função da pandemia de covid-19.

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Publicado

26-04-2021 — Atualizado em 27-04-2021

Versões

Como Citar

Porto, F., Cortes, M., & Rios, N. (2021). A IMPLANTAÇÃO DA COMPOSTEIRA E DA HORTA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ. Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 94–108. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5291 (Original work published 26º de abril de 2021)