QUINTAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO: DIÁLOGO DE SABERES SOBRE AS PLANTAS NA ESCOLA

Autores

  • João Henrique de Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Assis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Palavras Chaves: Educação, Saber popular, Quintais

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões da pesquisa de mestrado profissional realizada junto a uma escola localizada no Bairro Jardim Teresópolis, em Betim/MG, cujo principal produto foi um quintal. Os moradores da região preservam conhecimentos potencialmente ricos para o processo educativo sobre as plantas nos quintais. Entretanto, os mesmos são pouco aproveitados na escola e tal constatação levou-nos àpesquisa, que vem sendo desenvolvida junto ao PROMESTRE - FaE - UFMG. A investigação tem como objetivo promover a articulação dos saberes populares sobre plantas, desenvolvidos nos quintais do bairro, com o conhecimento científico, difundido pela escola. Foi realizado um levantamento sobre as práticas vivenciadas nos quintais junto à comunidade escolar (estudantes e suas avós, funcionários e outros), articulando-os com atividades na escola, envolvendo os citados atores, com vistas à construção de um quintal na escola. Buscamos refletir sobre aspectos teórico-práticos ligados aos diálogos entre saberes e às vivências com as plantas na construção do quintal.

Biografia do Autor

João Henrique de Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da UFMG. 

Marina Assis Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em História da Cíência pela Fafich/UFMG (2012), com estágio de pesquisa no departamento de Educação da University of South Florida (out. 2010 a ago. 2011). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2002), especialista em Ensino de Ciências pela FaE/UFMG (1997) e graduada em Ciências Biológicas pela UFMG (1996). 

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Fernandes, J. H. de, & Assis Fonseca, M. (2021). QUINTAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO: DIÁLOGO DE SABERES SOBRE AS PLANTAS NA ESCOLA. Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 153–169. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5359