EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: INTERSEÇÕES E ATRAVESSAMENTOS EM DEBATE

Autores

  • Augusto César Cardoso Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Jacqueline Girão Soares de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ecossocialismo, Agroecologia, Justiça ambiental

Resumo

O presente texto é um ensaio que tem como objetivo apresentar e discutir interfaces entre questões da Educação do Campo e da Educação Ambiental. Neste exercício teórico, as trajetórias dessas duas áreas são compreendidas como singulares, mas são resguardados os atravessamentos que emergem especialmente quando os conflitos pelo direito à terra são focalizados. Dialogando com os debates da esfera educacional e ambiental, pensam-se temas como agroecologia e ecossocialismo tais quais enredos para que os conhecimentos dos movimentos sociais e saberes dos sujeitos do campo possam ser mobilizados e considerados nos processos de formação humana direcionados à transformação social e à construção da justiça ambiental.

Biografia do Autor

Augusto César Cardoso Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo e mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro da Red Latino Americana de Psicología Rural e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE/UFMG).

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq) e ao Laboratório de Estudo Bioculturais (Kaipora/UEMG/CNPq).

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com realização de estágio pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão "Educação Ambiental com professores da escola básica" (EAPEB/FE/UFRJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Cardoso Mendes, A. C., Cerqueira do Nascimento Borba, R. ., & Girão Soares de Lima, M. J. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: INTERSEÇÕES E ATRAVESSAMENTOS EM DEBATE. Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 191–199. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5395