ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Aline Guterres Ferreira UFRGS / Doutoranda PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS / Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS
  • Profa. Daniela Alves da Silva UFRGS / Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS

Palavras-chave:

Escolas do Campo, Agroecologia, Agricultura Familiar

Resumo

A escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos.

Biografia do Autor

José Vicente Lima Robaina, UFRGS / Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS

Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - EDUCAMPO
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFRGS
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – PPGSTEM – UERGS – Campus Guaíba / RS
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ciências da Natureza - GPEEC NATUREZA

Profa. Daniela Alves da Silva, UFRGS / Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS

Licenciada em Educação do Campo - Ciências da Natureza - UFGRS.

Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde - UFRGS

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Publicado

09-10-2021

Como Citar

Guterres Ferreira, A., Lima Robaina, J. V., & Alves da Silva, D. (2021). ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Interdisciplinar Sulear, (11), 85–98. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5948