ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Visualizações: 311

Autores/as

  • Aline Guterres Ferreira UFRGS / Doutoranda PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde
  • José Vicente Lima Robaina UFRGS / Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS
  • Daniela Alves da Silva UFRGS / Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS

Palabras clave:

Escolas do Campo, Agroecologia, Agricultura Familiar

Resumen

A escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos.

Biografía del autor/a

José Vicente Lima Robaina, UFRGS / Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS

Docente do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS

Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - EDUCAMPO
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFRGS
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – PPGSTEM – UERGS – Campus Guaíba / RS
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ciências da Natureza - GPEEC NATUREZA

Daniela Alves da Silva, UFRGS / Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS

Licenciada em Educação do Campo - Ciências da Natureza - UFGRS.

Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde - UFRGS

Citas

EFASerra Gaúcha. Plano de Curso do Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha. Caxias do Sul, 2012.

FERREIRA, Aline Guterres; HILLIG, Clayton; WIZNIEWSKY José Geraldo; MORAIS, Cléia dos Santos; PEREZ, Flávia Inés Carvajal. Inovação e Pluriatividade em Localidades Rurais no Município de Santa Rosa/RS. In: 47º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Porto Alegre. Anais 47º Congresso da SOBER. Porto Alegre, 2009.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MORETTI, Cheron Zanini; VERGUTZ, Cristina Luisa Becker; COSTA, João Paulo Reis. “Chama a Roda” na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o Círculo de Cultura Reinventado na Pedagogia da Alternância. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 26, set./dez. 2017. p. 217 – 235.

NETTO, Tatiane Almeida; HILLIG, Clayton; FERREIRA, Aline Guterres; GODOY, Cristiane Maria Tonetto. Educar para a sustentabilidade: projeto Arquitetos do Saber. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado; HILLIG, Clayton; NETTO, Tatiane Almeida (org.). Educação Ambiental: cidadania e agroecologia. Santa Maria: FACOS – UFSM. 2013. p. 14 – 44.

PUIG-CALVÓ, Pedro. Que orientação profissional é possível promover no ensino fundamental. Revista da Formação por Alternância: Brasília, v.1, n.1, p.22 – 36, 2005.

SOUZA, Mariana Barbosa; COSTA, João Paulo Reis; VERGUTZ, Cristina Luisa Becker. A pedagogia da alternância e o ensino de história: o caso da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul. Revista Ágora. Santa Cruz do Sul, v.17, n. 02, jul./dez. 2016. p. 53 – 67.

VARGAS, Daiane Loreto; GARCIA, Gabriela Vieiro; GUEDES, Ana Cecília; FERREIRA, Aline Guterres; GODOY, Cristiane Maria Tonetto. Educar para formar cidadãos. In: SILVEIRA, Ada Cristina Machado; HILLIG, Clayton; NETTO, Tatiane Almeida (org.). Educação Ambiental: cidadania e agroecologia. Santa Maria: FACOS – UFSM. 2013. p. 79 – 114.

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke. Aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2013.

Publicado

2021-10-09

Cómo citar

Guterres Ferreira, A., Lima Robaina, J. V., & Alves da Silva, D. (2021). ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Interdisciplinar Sulear, (11), 85–98. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5948