NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DOS LETRAMENTOS VISUAIS NUMA PERSPECTIVA SULEADA

Autores

  • Wellington Rildo S. Marques Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Palavras-chave: Educação do Campo; Letramento Visual Crítico; Pandemia.

Resumo

Apresenta-se neste artigo resultados de pesquisa cujo objetivo central se delineou em refletir sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na trajetória escolar de alunos e professores do contexto da Educação do Campo com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e injustiças sociais aos quase 30 milhões da população do campesina, “incorporando os povos e o espaço da floresta, da pecuária, das minas, da agricultura, os pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, indígenas e extrativistas”, que ao longo do tempo ficaram à margem da sociedade, silenciados e esquecidos nas políticas púbicas e nas discussões de esfera educacional. A noção de letramentos visuais como proposta de estudo situado neste estudo vem empreendidos pelas narrativas autobiográficas visuais e escritas ancorados numa perspectiva Suleada com implicações sobre os efeitos da pandemia que invadiu o Sul Global complexificando o outro lado das linhas abissais modernas. A escolha por uma abordagem teórico-metodológica, de natureza qualitativa bibliográfica e interpretativa foram responsáveis para fundamentar a pesquisa, bem como auxiliar na leitura das narrativas visuais e escritas. Os aportes teóricos a partir de estudos desenvolvidos subsidiaram a pesquisa orquestrando outras vozes no decorrer do texto. Os resultados obtidos demonstraram, principalmente no período de maior duração da pandemia que os professores e alunos do contexto campesino ficaram desassistidos, sem que as mínimas condições fossem lhes oferecidos para que o ensino e a aprendizagem fossem efetivamente garantidos.

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Publicado

16-06-2023

Como Citar

Marques, W. R. S. (2023). NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPLICAÇÕES DOS LETRAMENTOS VISUAIS NUMA PERSPECTIVA SULEADA . Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 8–27. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5977