MARCAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UEMG/IBIRITÉ

Authors

Keywords:

Iniciação científica, Formação Inicial, Ensino Superior

Abstract

Esta pesquisa apresenta como objetivo central investigar a percepção de estudantes, egressos dos cursos de licenciatura da UEMG unidade acadêmica de Ibirité, acerca da experiência de iniciação científica em sua formação acadêmica. Para o processo de coleta de dados construímos um instrumento composto por 20 questões e disponibilizamos na plataforma Google Forms para os egressos dos cursos de licenciatura UEMG/Ibirité, que foram bolsistas de IC no período de 2017 a 2019. Para analisar os dados gerados fizemos análises descritivas e para os dados categóricos usamos a análise Qui-quadrado. Em linhas gerais podemos afirmar que as “marcas” que a Iniciação científica deixou nos bolsistas de IC egressos de cursos de licenciatura nos dão pistas de que a formação na Iniciação Científica cumpre com os objetivos propostos nos editais de fomento.

References

ABHAYAWANSA, S., BOWDEN, M., PILLAY, S. Students’ conceptions of learning in the context of an accounting degree. Accounting Education, 26(3), pp. 213-241. 2017.

AGUIAR, L. C. C. O Perfil da iniciação científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e no Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1997. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BERNARDI, M. M. A Importância da iniciação científica e perspectivas de atuação profissional. Biológico, São Paulo, v.65, n.1/2, p.101, jan./dez.2003.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013

BRASIL. Lei da Reforma Universitária de 1968. Art. 2º, da Lei n. 5.540, de 28/11/1968.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20/12/1996.

BRIDI, J. C. A. Atividade de pesquisa: contribuições da iniciação científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de professor, 13(2), pp. 349-360. 2010

CABRERO, R. C. Formação de pesquisadores na UFSCar e na área de educação especial: impactos do programa de iniciação científica do CNPq. Tese de Doutorado em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. 2007.

CALAZANS, J. Articulação teoria/prática: uma ação formadora. In: CALAZANS, J. (Org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. São Paulo: Cortez, 1999. p.57-78.

COSTA, F. J. Fatores da permanência de professores na formação continuada online: a proposta de uma taxonomia a partir do Projeto Um Computador por Aluno. 2017. 195p. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito parcial para o título de doutor em Educação, 2017.

ERDMANN, A. L., LEITE, J. L., NASCIMENTO, K. C., LANZONI, G. M. M. Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem. Escola Anna Nery, 14(1), pp. 26-32. 2010.

FERREIRA, M.M.; SILVA, A. P. OLIVEIRA, R. H.; MORAES, R. O. Desenvolvimento de competências pela iniciação científica: capacidades de agir na vida estudantil e para o exercício da profissão contábil. Atas do XIV Congresso ANPICONT. Foz do Iguaçu, PR. 2020.

FIOCRUZ. Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia. O que é iniciação científica. Disponível em: http://www.juventudect.fiocruz.br/iniciacao-cientifica/o-que-e-iniciacao-cientifica, acesso em 29/02/2020.

MALDONADO, L. A. Iniciação científica na graduação em nutrição: autonomia do pensar e do fazer na visão dos pesquisadores-orientadores. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, RJ, Brasil. 1998.

MARQUES, F. C.; CUNHA, M. S. Impactos da iniciação científica sobre o desempenho estudantil no ENADE 2015-2017. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 32, e06744, 2021

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cad. Pesqui. 40 (139)Abr 2010

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L., Iniciação científica no ensino superior – funcionamento e contribuições. Editora Átomo, Campinas, 2010.

NEVES, Edna Rosa Correia; BORUCHOVITCH, Evely. A motivação de alunos no contexto da progressão continuada. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 77-85, 2004.

PINHO, M. J. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). 22 (3). Sep-Dec 2017.

PIRES, R. C. M. A contribuição da iniciação científica na formação do aluno de graduação numa universidade estadual. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. 2002.

SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A. A iniciação científica na formação dos graduandos em ciências contábeis: um estudo em uma instituição pública do triângulo mineiro. Revista Contemporânea de Contabilidade, 11(22), pp. 25-48. 2014.

Published

2023-06-16

How to Cite

Sá, E. F. de, Teixeira, C. P., & Costa, F. de J. (2023). MARCAS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UEMG/IBIRITÉ . Sulear Interdisciplinary Journal, 14, 81–94. Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7354