Ações educacionais inclusivas no ensino de ciências direcionados aos alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
Educação inclusiva; transtorno do espectro autista; praticas educativas.Resumo
A educação inclusiva preconiza a equidade de oportunidades para todos os alunos em todas as etapas da educação, é garantida por lei acolher todas as crianças e adolescentes independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais e emocionais. Este estudo trata- se de uma revisão integrativa, com levantamentos bibliográficos em base de dados eletrônicos entre 2018 a 2022 analisando com base na literatura, evidências científicas relacionadas a ações educacionais implementadas no processo de inclusão de alunos do ensino fundamental e médio diagnosticados com Transtornos do Espectro Autista (TEA), respeitando os limites e orientações da Saúde Mental no contexto escolar. As buscas foram realizadas nas bases de dados, Web of Science, Wiley Online Librar, Scielo Brasil. A combinação de descritores, com bases nos descritores em ciências e saúde – DeCS. Utilizamos para as buscas “Mental Health”, “Inclusive education”, “Mental disorder", "Autism", utilizando na busca o operador booleano AND. Encontramos 1004 trabalhos, 129 contemplaram os critérios de inclusão para análise na íntegra, porém houve necessidades de refinar ainda mais a pesquisa em busca de artigos que respondessem à pergunta em questão, o resultado foi de 20 artigos que compuseram a revisão. Foram direcionadas duas categorias: I Estratégias pedagógicas para inclusão do aluno TEA. II. Aprendizagem de alunos com TEA. Assim, o resultado desse estudo, indicam a necessidade de atenção sobre as práticas educativas escolares, que deveriam ser mais disponíveis aos estudantes com autismo, evidenciando que, crianças e adolescentes com autismo, apresentam especificidades que dificuldades no processo de aprendizagem, levando a um baixo rendimento escolar.
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